O presidente da Câmara, acompanhado pelo responsável dos transportes urbanos e a diretora do departamento de obras, estiveram nas Caldas da Rainha, entre 20 e 23 de novembro, para conhecer o concelho e estabelecer diversos contatos.
Em cima da mesa está uma proposta de geminação entre Caldas da Rainha e aquela cidade lituana, interessada em estabelecer uma parceria com uma “cidade do sudoeste europeu para troca de experiências em diferentes aspetos, entre eles, económico, cultural e político, que contribua para o desenvolvimento de ambas as cidades”, refere o Município de Jonava numa missiva dirigida à Câmara das Caldas da Rainha.
A receção oficial de boas-vindas a esta delegação lituana pelo Executivo das Caldas da Rainha realizou-se no dia 21, na sala de sessões dos Paços do Concelho.
Para além da protocolar troca de cumprimentos e ofertas institucionais, os autarcas de cada município falaram dos seus territórios, nas suas diversas valências, deixando claro que mais importante do que as semelhanças, será das diferenças entre Caldas da Rainha e Jonava que poderá surgir matéria de colaboração efetiva.
Jonava é uma região no centro da Lituânia, com uma população urbana a rondar os 30 mil habitantes, cerca de 50 mil no total do concelho. Demograficamente semelhante a Caldas da Rainha. Localizada no centro o País, Jonava é estrategicamente importante ao nível económico, servindo de corredor de transporte para a internacional Via Báltica, que se situa ao largo da região de Jonava, onde várias rotas ferroviárias originárias de Vilnius, Kaunas e Kaipeda se intercetam.
Ideal para empresários e turistas, Jonava é – tal como Caldas – conhecida pelos seus eventos culturais e herança histórica. O Município de Jonava já colabora com cidade polacas, russas, bielorussas, finlandesas, estónias e checas.
Jonava afirma-se ainda pela sua indústria de fertilizantes com nitrogénio e produtos químicos, colchões de espuma e fabrico de móveis. A cidade tem também fortes empresas de construção e logística e boas condições para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas devido às baixas rendas, mão de obra qualificada.
Da proposta para acordo de geminação entre as duas cidades consta o desenvolvimento da cooperação e troca de informações e experiências, apoio em atividades com fins culturais e desportivos, assim como a promoção de projetos que beneficiem o desenvolvimento socioeconómico das duas cidades, oportunidades económicas e turísticas.
0 Comentários