Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Patriarca de Lisboa inaugura igreja em Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, inaugura no próximo domingo, pelas 10h, a Igreja de São Pedro em Peniche, após dois anos de obras de restauro e melhoramento. Será realizada eucaristia e pelas 15h haverá visita guiada ao monumento restaurado.
D. Manuel Clemente celebrará a eucaristia de inauguração

Num investimento superior a 850 mil euros, a intervenção, da responsabilidade da Paróquia de Peniche, contemplou a conservação e restauro de toda a arte sacra, a substituição do telhado do edifício, obras no altar e sacristia, abrangendo ainda alterações ao nível da pintura (interior e exterior). Saliente-se o fato de no decurso dos trabalhos ter sido encontrada pintura de brutesco (género autónomo usado na arte portuguesa) de autoria do pintor Pedro Peixoto (brutescador ativo em Peniche), datada de 1711 no teto da capela-mor, que é neste momento o ex-libris da Igreja.

O projeto da Paróquia de Peniche foi financiado em 80% pelo Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro -, cabendo à Paróquia de Peniche custear o investimento não elegível pela candidatura, que foi aproximadamente de 172 mil euros, verba recolhida com a ajuda e envolvimento voluntário de toda a comunidade local, através da doação de donativos e da realização de atividades, com o objetivo de angariação de fundos para as obras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.