Com o seu estilo de escrita peculiar, e enquanto referência máxima da culinária portuguesa, Maria de Lourdes Modesto regressa ao mundo das novidades editoriais com um livro que revela várias curiosidades e conselhos de confeção. É também, e acima de tudo, um livro de receitas. Ao todo são mais de cinquenta receitas entre entradas, peixe, carne, massas e doces.
Maria de Lourdes Modesto iniciou a sua carreira televisiva em 1958, quando, então professora de Trabalhos Manuais no Liceu Francês de Lisboa, foi convidada pela RTP para apresentar um programa de índole cultural (após prestação na peça de Molière Monsieur de Pourceaugnac, em cuja encenação estaria presente uma equipa da estação). Foi na televisão pública portuguesa que apresentou, ao longo de doze anos, o mais popular programa culinário de que há memória no país.
O seu estilo particular, privilegiando o direto e o improviso (foi a pioneira portuguesa do “live cooking”) fez ganhar admiradores. O sucesso do formato, que partia da sua paixão pela cozinha alentejana, levou-a a alargar horizontes e a estudar a culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas.
Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam a Grande Enciclopédia da Cozinha, Cozinha Tradicional Portuguesa (o livro de culinária mais vendido em Portugal) e Receitas Escolhidas.
0 Comentários