O 1º Festival da Abóbora de Lourinhã e Atalaia contou com 14 expositores de doçaria, 12 produtores de abóbora e 25 artesãos onde a abóbora foi a rainha. Estiveram expostas aproximadamente mil abóboras, de diversas variedades e com as mais variadas formas e decorreram vários concursos, onde se destacou a maior abóbora que atingiu 1,21 m de comprimento e a mais pesada com 46,5 Kgs.
A gastronomia à base de abóbora teve boa aceitação do público, tendo-se confecionado mais de um milhar de refeições, destacando-se as pizas de abóbora, uma inovação. Um dos momentos altos do Festival foi, também, a torta gigante com doce de abóbora, confecionada por duas pastelarias, uma fábrica de bolos e uma associação do concelho, tendo alcançado 40,86 metros de comprimento e superando as expectativas iniciais. Foi rapidamente vendida à fatia no local, cujos lucros reverteram para a associação local ADAPECIL – Associação de Amor Para Educação de Crianças Inadaptadas de Lourinhã.
Com este festival a organização pretende valorizar a abóbora, assim como os seus derivados, associada à animação, às potencialidades e à criatividade local, uma vez que o concelho representa 62,55% da produção nacional de abóbora e a região Oeste 74%. Existem cerca de 1.500 ha de abóbora na região e cerca de mil ha estão na Lourinhã.
De acordo com a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, a região Oeste produz 44 mil toneladas de abóboras, com um valor de mercado aproximado à saída das centrais hortícolas de 10 milhões de euros.
0 Comentários