“A unificação do Serviço de Ortopedia, que resultou da constituição do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), traduziu-se num aumento significativo da atividade assistencial do serviço, com ganhos importantes para os utentes da região Oeste”. Quem o diz é o conselho de administração.
Segundo a informação divulgada, “os indicadores demonstram um aumento do número de cirurgias realizadas e do número de consultas, que permitiu a redução das listas de espera para consultas e para cirurgias”.
De acordo com os dados disponibilizados, a lista de espera para consulta diminuiu em 78,6%, desde dezembro de 2012 (2.134 utentes na unidade de Caldas da Rainha e 136 na unidade de Torres Vedras) até ao final do mês de outubro de 2014 (486 utentes), o que significa que há menos 1.784 utentes a aguardar por consulta de Ortopedia no CHO. A lista de inscritos para cirurgia também assistiu a um decréscimo de 51,2% (eram 338 na unidade de Caldas da Ranha e 133 na unidade de Torres Vedras, passando para 230 no total), perfazendo menos 241 utentes a aguardar por uma intervenção cirúrgica.
O tempo médio de resposta aos pedidos de consulta pelos cuidados de saúde primários também evoluiu favoravelmente. Em 2012, na unidade de Caldas da Rainha, o tempo médio de resposta para consulta de Ortopedia posicionava-se nos 450 dias, enquanto que na unidade de Torres Vedras rondava os 33 dias. Atualmente, o tempo médio de resposta para consulta de Ortopedia no CHO posiciona-se nos 19 dias, na unidade de Caldas da Rainha, e nos 31 dias, na unidade de Torres Vedras.
Assistiu-se também à diminuição da demora média de internamento para os utentes da unidade de Caldas da Rainha, de 13,2 dias, em dezembro de 2012, antes da centralização do internamento de Ortopedia na unidade de Torres Vedras, para 5,5 dias, em outubro de 2014.
A administração do CHO refere que estes resultados “demonstram que a concentração da atividade cirúrgica programada e do internamento na Unidade de Torres Vedras, que decorreu em junho de 2013, trouxe ganhos em saúde bastante significativos para os utentes da região Oeste, que se refletem na melhoria das condições de acesso aos cuidados de saúde, patente na redução das listas de espera e do tempo médio de resposta aos pedidos de consulta pelos cuidados de saúde primários”.
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