Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 17° C
19° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
20° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 18° C

Vendedores na Praça da Fruta criticam dificuldade em montar e desmontar toldos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na próxima segunda-feira o mercado regressará à Praça da República. Na semana passada foi simulada, com a presença dos vendedores, as novas estruturas que irão ser utilizados na renovada Praça da Fruta. A instalação dos novos toldos e das bancas e a circulação no espaço de cargas e descargas está a motivar alguns receios e críticas entre os vendedores.
Na passada semana foi simulada, com a presença dos vendedores, a montagem dos toldos

A maior queixa é que os toldos são muito pesados, difíceis e demorados a montar. Há também quem diga que vai haver muitos problemas com as descargas e cargas porque o espaço é mais pequeno, o que “vai suscitar discussões entre os vendedores”.

Com o objetivo de ouvir as queixas dos comerciantes da Praça da Fruta, a Câmara marcou uma reunião para esta quarta-feira, às 17h00, no auditório dos Paços do Concelho.

“A Câmara com as exigências que está a fazer vai perder metade dos vendedores. Estão a destruir a Praça da Fruta”, sublinhou Cristina Henriques, alegando que são convocados para reuniões “para nos informar das decisões que por vezes já estão tomadas”.

Esta responsável considera que a autarquia deveria ter colocado uma estrutura por cima de todo o tabuleiro, porque a maioria dos vendedores não querem andar a montar e a desmontar os toldos todos os dias por causa do excesso de peso que têm e muitos não têm as viaturas apropriadas para arrumar os ferros. Cristina Henriques afirma que há pessoas com idade mais avançada que não “conseguem montar os toldos”. Revelou que já há empresas a pedir cerca de 40 a 50 euros por mês a cada vendedor para montar e desmontar as estruturas, o que se “torna o encargo muito grande para aquilo que vendemos”, apontou, acrescentando que já vende na Praça da Fruta das Caldas há vinte anos e estão agora a “introduzir dificuldades para fazermos uma coisa que já fazemos há muitos anos”.

Natália Pedrosa assistiu à simulação da instalação dos toldos mas não faz “a mínima ideia” como na segunda-feira vai conseguir montar sozinha aquela estrutura. “Nas condições que nos estão a impor pretendem acabar com os vendedores mais pequenos”, lamenta, sugerindo que os toldos fiquem montados permanentemente.

“Os toldos para as pessoas de idade não são práticas, há materiais mais leves e fáceis”, afirmou Ricardo Ferreira, adiantando que “na segunda-feira vai haver problemas sérios nas cargas e descargas”. João Vítor, que é funcionário de uma banca, partilha da mesma opinião, sublinhando que “houve vários erros cometidos nas obras”.

Festa de inauguração no final de novembro

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara disse que no decorrer desta semana estão a ser feitas retificações na calçada do tabuleiro da Praça da Fruta, que estarão concluídas a tempo para o mercado reiniciar no dia 10 de novembro.

A Praça irá recomeçar sem os candeeiros de iluminação, que ainda não foram colocados. “A empresa que está a fazer a reparação dos candeeiros não consegue garantir a entrega e colocação dos mesmos até ao dia 10 e a Câmara achou que não deveria esperar pela vinda dos mesmos para avançar com o reiniciar do mercado”, explicou Tinta Ferreira, revelando que a iluminação será colocada até ao fim deste mês.

Depois da instalação dos candeeiros, a autarquia irá fazer uma cerimónia de inauguração da requalificação da Praça da Fruta, com animação. Algumas lojas do Comércio Tradicional estão a organizar um desfile de moda que será integrado nessa festa.

Quanto à dificuldade na montagem das estruturas novas da Praça da Fruta, Tinta Ferreira disse que quando os vendedores concorreram para o espaço “já tinham o toldo à disposição e já sabiam as suas cateterísticas e como funcionava”.

O autarca apontou que as estruturas são oferecidas aos comerciantes e como não pode haver perfuração do tabuleiro da Praça “tivemos que definir medidas standard, para todos”, o que “condicionou todo o sistema técnico que origina a montagem do toldo”.

O arranjo urbanístico da praça 25 de abril e parque de estacionamento deverá, segundo Tinta Ferreira estar concluído na primeira quinzena de dezembro.

Câmara apoia a ACCCRO em 75 mil euros para luzes e animação do Natal

A ACCCRO- Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos apresentou à autarquia um projeto para a iluminação e animação do Natal e o município deliberou contribuir com 75 mil euros. Sessenta mil euros são para as luzes de Natal e quinze mil é para a animação. Para além dos 75 mil euros, a Câmara assegurará os custos para a promoção televisiva do Natal 2014 nas Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arte e artesanato no Espaço Leonel Miranda

A Associação de Artes Criativas e Artesanato de Santo Onofre voltou a estar presente no Espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, nas Caldas da Rainha, com uma exposição de arte e artesanato, sobre o tema “Páscoa com arte”, de 14 a 19 de abril.

leonel

Jovens da Catequese encenaram via sacra

Os jovens da Catequese da Paróquia de Caldas da Rainha, do 7º ao 10º ano, realizaram a encenação da via sacra, pelas ruas da cidade, na noite de 18 de abril.

sacra

Formação desportiva

O Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos, é palco, no dia 31 de maio, da 2.ª edição da Formação Desporto Óbidos+Ativo, uma iniciativa que reúne treinadores, especialistas e agentes do setor desportivo para uma tarde de partilha de conhecimento e atualização profissional.