O esforço dos alunos, famílias e toda a comunidade local que aderiu ao desafio e o tomou como seu, para reunir 349 sacos de resíduos, correspondentes a um total de 2268,5 kg, ou seja, 49,3 kg de resíduos separados por aluno, fizeram desta escola a vencedora da iniciativa inserida no Programa de Educação e Sensibilização Ecovalor 2013/2014 da Valorsul, promovida em parceria com o Município das Caldas da Rainha.
O objetivo era aumentar as quantidades de plástico e metal separadas para reciclar, bem como sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e sociedade local para a correta utilização do Ecoponto Amarelo (onde entram as embalagens e sacos de plástico, pacotes de bebidas, latas, etc).
E no caso desta escola esse objetivo foi amplamente conseguido. Os pais dos alunos, os familiares, as associações da localidade, todos se juntaram para ajudar a vencer este desafio, conquistando para a escola um prémio muito desejado pelos alunos, que receberam ainda um diploma de participação.
Além de dar os parabéns aos alunos, o vereador da Educação da Câmara das Caldas, Alberto Pereira, fez questão de salientar o papel que a comunidade local teve nesta iniciativa que, por isso mesmo, teve um sucesso ainda maior: “Nestas questões ambientais temos de estar todos envolvidos e foi isso mesmo que se viu aqui. Parabéns aos meninos mas também a todos os quantos ajudaram”, declarou o autarca durante a cerimónia de entrega do prémio, que se realizou na escola básica do Chão da Parada e contou com a presença dos dirigentes do agrupamento de escolas D. João II.
O concurso teve com público-alvo os alunos e docentes do 1º ciclo do ensino básico, das escolas do Município, abrangendo 1802 alunos.
Teve início em março, sendo que no mês anterior foi divulgado e distribuído o regulamento do mesmo, nas escolas do Concelho.
O período de recolha dos sacos com resíduos ocorreu entre 13 de março e 5 de junho, tendo sido da total responsabilidade do Município.
Este ano o concurso foi vocacionado para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, em lugar das escolas secundárias com as quais se tinha trabalhado anteriormente.
0 Comentários