A médica, natural e residente nas Caldas da Rainha, e que anteriormente desempenhou funções no Centro Hospitalar do Oeste, é a responsável pela iniciativa “Juntos pela Diabetes”, que tem como por objetivo fazer o rastreio do risco da diabetes mellitus tipo 2 na população de Rio Maior, abrangendo por isso todas as faixas etárias.
“A diabetes mellitus tipo 2 é uma doença com uma prevalência elevada em Portugal, não obstante esse facto, esta iniciativa reveste-se ainda de maior relevo dado que na cidade de Rio Maior temos mais de 9000 utentes sem médico de família, sendo que destes muitos serão diabéticos não vigiados e outros ainda por diagnosticar”, descreve Mara Marques.
Numa ação conjunta de todas as unidades de saúde de Rio Maior, USF Salinas de Rio Maior, UCSP de Rio Maior, UCC de Rio Maior e também Lions Club de Caldas da Rainha, será levado a cabo este dia de rastreio, esclarecimento e formação sobre a doença.
O programa, a decorrer entre as 14h e as 17h, vai desenrolar-se numa sala da biblioteca de Rio Maior, contando com o apoio da autarquia local e de várias empresas, que colaboram no lanche, e da indústria farmacêutica, que disponibilizará lancetas, tiras para determinação da glicémia e aparelhos de medição da glicémia. Estarão também disponíveis vários folhetos de informação para os utentes.
O Lions Club de Caldas da Rainha, do qual a médica faz parte, também estará presente, com elementos que vão ajudar em toda a logística, nomeadamente também na receção das pessoas.
Haverá rastreio, sessão de esclarecimento sobre diabetes e desmistificação do uso da insulina, partilha de experiências sobre o dia a dia do diabético e lanche saudável”.
0 Comentários