“Ao descobrir a nossa região através dos nossos sentidos, com um olhar crítico, estimulamos a capacidade de entender e aceitar a diferença. Somos todos diferentes em termos físicos, intelectuais e culturais», referiu Márcio Duarte, colaborador do IPLeiria. “Neste evento conseguimos colocar os participantes na pele de quem tem limitações e, deste modo conseguimos identificar defeitos e virtudes, na forma como as estruturas da região estão desenhadas para lidar com essa diferença, e propor sugestões de melhoria”, acrescentou.
Cada participante era convidado a fazer um donativo a favor da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) – delegação distrital de Leiria, de acordo com o cariz social desta ação inclusiva. “A Associação Portuguesa de Deficientes foi selecionada por todo o trabalho que tem desenvolvido e impulsionado, ao nível do desporto adaptado”, salientou Márcio Duarte.
O dia iniciou-se com um peddy-paper, havendo depois um almoço partilhado e, entre outras atividades, uma sessão de reflexão sobre o tema da inclusão.
Dar a conhecer a região em ambiente de convívio e aprendizagem, permitir que os participantes criem e desenvolvam laços de proximidade e empatia entre si, e entender as diferenças de todos, foram os principais objetivos desta iniciativa, organizada pelos Serviços de Recursos Humanos, Serviços de Documentação e Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPLeiria, inserindo-se no âmbito no tema IPL (+) GLOBAL, que destaca a crescente internacionalização, globalização e acessibilidade do IPLeiria.
0 Comentários