Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

27 milhões de investimento no porto de Peniche podem criar 400 empregos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Porto de Peniche vai receber mais de 27 milhões de euros de investimento que garantem a criação esperada de 400 empregos até 2018. O primeiro passo é a recuperação e reconversão dos Estaleiros. O Ministério da Agricultura e do Mar acaba de garantir a recuperação dos Estaleiros Navais de Peniche através da autorização de entrada de novos acionistas que se propõem investir, até 2018, mais de 14 milhões de euros que podem garantir cerca de 300 empregos.
Os Estaleiros Navais de Peniche vão ser objeto de um projeto de requalificação

O secretário de Estado do Mar, Pinto de Abreu, afirma que “a nova solução permite manter a atividade de construção e estaleiros navais como finalidade essencial do projeto, designadamente na satisfação das solicitações da indústria pesqueira local, como obrigação do serviço público concessionado e vem solucionar a solução de uma empresa que se confrontou, nos últimos meses, com graves dificuldades financeiras”.

Deste modo os Estaleiros Navais de Peniche vão ser objeto de um projeto de requalificação, reestruturação e revitalização, permitindo a regularização dos encargos junto do Estado, Segurança Social e Fazenda Pública, bem como já foi negociado um plano de pagamentos com as entidades bancárias e fornecedores.

“Trata-se de um projeto que se integra plenamente na Estratégia Nacional para o Mar e que constitui um sinal da determinação do Governo em valorizar os investimentos estratégicos para o desenvolvimento de uma economia do Mar em Portugal”, declara Pinto de Abreu.

O acordo envolveu a Docapesca, entidade detentora do Porto de Peniche, onde estão situados os estaleiros e vem viabilizar uma empresa em situação difícil, através da renegociação do seu passivo, com um montante estimado em 15 milhões de euros.

À requalificação juntam-se atividades complementares e conexas que, no contexto do contrato de concessão, se pretendem desenvolver, ligadas à construção modular e a novas atividades decorrentes da exploração do mar.

O Porto de Peniche assiste, atualmente, a uma requalificação profunda que visa a instalação de várias novas empresas. Nos próximos meses, devem ser instaladas nos terrenos do Porto quatro novas unidades industriais, incluindo duas fábricas de conservas e uma unidade de transformação de peixe, que significam investimentos da ordem dos 13,3 milhões de euros e a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1