Rever velhas amizades, o reencontro de amigos mais ou menos esquecidos no tempo e na memória, o franco e são convívio à mesa recheada de iguarias gastronómicas, vindas, algumas, expressamente das Beiras para o repasto, a animação, são razões mais que suficientes para que os beirões, seus familiares e amigos, se encontrem nesta confraternização.
A ementa rege-se pelas mais variadas iguarias gastronómicas, vindas expressamente das Beiras. Como entradas, morcela e farinheira da Guarda assada na brasa com broa de milho, chouriças de Pínzio (Guarda) assadas na brasa, chouriço (moura) de Castelo Branco assado na brasa, torresmos da Beira, peixinhos da horta e pataniscas, pastéis de bacalhau e rissóis, frango frito, sardinha assada na brasa com broa de milho, carnes da Beira assadas e castanha assada e batata-doce assada.
Haverá pratos como sopa do lavrador, Bacalhau sob capote de broa de milho c/ batata a murro e migas de feijão, sopa de peixe e caldo verde, arroz de cabidela, cabrito na brasa, maranhos da Sertã e entremeada de porco.
Não faltarão os doces regionais da Beira, entre os quais, leite creme, requeijão com doce de abóbora, bolo de mel, pão leve, bolo de canela, pudim de leite, pudim de abóbora, sonhos de abóbora, tigelada da Beira, arroz doce, filhós, fruta da época e mesa de queijos.
O vinho branco e tinto da Beira, jeropiga, água-pé, são outras atrações.
A animação estará a cargo do organista Miguel Agostinho da Cardosa, de Oleiros.
0 Comentários