Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
15° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 23° C

Casa do Povo do Concelho de Óbidos implementa serviço de teleassistência aos idosos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Casa do Povo do Concelho de Óbidos venceu o Prémio BPI Seniores, que distingue instituições com projetos que promovem a inclusão social e o envelhecimento ativo de pessoas com mais de 65 anos. O projeto da Casa do Povo do Concelho de Óbidos recebeu cerca de oito mil euros para pôr em prática um serviço de teleassistência no concelho, que irá permitir combater o isolamento e dar mais autonomia e segurança a estes seniores.
: Projeto vem complementar o Serviço de Apoio Domiciliário já prestado

Este serviço consiste em colocar um dispositivo de comunicação móvel no domicílio do utilizador, ligado permanentemente a um call center, que poderá ser acionado pelo seu utilizador, em situação de emergência de saúde, segurança ou solidão.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Casa do Povo de Óbidos é uma resposta social a funcionar desde dezembro de 2012, em que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a idosos, adultos ou famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária. Tem como principal objetivo de contribuir para a melhoria de qualidade de vida das pessoas.

Nesta resposta social são prestados os mais diversos serviços, nomeadamente, distribuição diária de refeições, auxílio na alimentação, cuidados de higiene e conforto pessoal, higiene habitacional, serviço de tratamento de roupa, apoio em deslocações e aquisições de serviços no exterior, acompanhamento psicossocial e atividades de animação sócio-cultural, prestados de segunda a sábado das 8h00 às 17h30.

De forma a complementar os serviços já prestados nasceu a necessidade de realizar este projeto que consiste em implementar um serviço de teleassistência no domicílio do idoso, através da colocação de 25 dispositivos de comunicação móvel no domicílio do utilizador, que em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão, contatará de imediato (através de um botão de emergência) a central de assistência, que se encontra disponível 24 horas por dia, durante todo o ano, munida com profissionais formados na área da saúde e/ou apoio social, que ativará os mecanismos necessários para resolução.

Desta forma com este projeto procura-se garantir um serviço de apoio inovador no concelho, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos utilizadores, combatendo o isolamento e proporcionando um acompanhamento próximo e contínuo do idoso no seu domicílio, retardando ou evitando a necessidade de recurso à institucionalização e disponibilizar soluções a pessoas com baixos recursos e isoladas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fados no Valado de Santa Quitéria

No passado sábado, o snack bar da Associação Recreativa Desportiva Quiterense, no Valado de Santa Quitéria, sob a gerência de Rogério Camacho, levou a efeito uma noite de fados com João Plácido, Natália Neves, Sandra Caetano, José Neves e Manuel Neves.

valado

“A Revolução do 25 de Abril” no Café Central

O livro “A Revolução do 25 de Abril”, ensaio histórico de Medeiros Ferreira, é apresentado no próximo sábado, às 15h00, no Café Central, nas Caldas da Rainha, por Luís Nuno Rodrigues (ISCTE-IUL), Manuel Martins (NOVA FCSH) e o editor João Pedro Ruivo.