Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
18° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C

Arquivo Municipal pode avançar com a Associação PH

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a Associação Património Histórico (PH) assinaram no passado dia 22 um protocolo de cooperação cultural. A autarquia cedeu um espaço municipal ao PH, com vista à instalação da sua nova sede no edifício, onde se situa a Universidade Sénior, e a associação compromete-se a colaborar na organização e preparação do Arquivo Municipal. O PH, que tinha sua sede na Capela São Sebastião, vai mudar no início do mês para um espaço físico condigno que proporcione o regular funcionamento das suas atividades e a instalação do seu acervo arquivístico e documental, constituído por três salas, com acesso próprio. A Câmara faculta ainda a possibilidade de utilizar outros espaços da Universidade Sénior e equipamento existente nas instalações. O objetivo deste protocolo é o estabelecimento das bases de cooperação científica e técnica nos domínios cultural, património, educativo, turístico, editorial e de curadoria.
A autarquia cedeu um espaço ao PH no edifício onde se situa a Universidade Sénior

A criação e dinamização de um centro de estudos, de documentação, de investigação e de divulgação sobre temas ligados à história e ao património cultural local e regional, é uma das iniciativas propostas.

A autarquia e a associação PH comprometem-se também a dinamizar projetos de socialização (editoriais) e de musealização diretamente relacionados com o património da região nos domínios histórico, arquivístico, cultural, etnográfico, artístico, nomeadamente em parceria com o Centro de Interpretação da História do concelho das Caldas da Rainha e com a Universidade Sénior.

A vereadora Maria da Conceição destacou o papel importante da associação PH, que foi a “protagonista” do Arquivo Municipal, dando início ao trabalho de classificação, limpeza e organização dos documentos históricos que estavam armazenados no sótão do antigo edifício dos Paços do Concelho. A autarca recordou que foi um trabalho liderado por João Bonifácio Serra, com a colaboração de Mário Tavares e Luís Nuno.

A autarca disse que agora com a assinatura desta parceria “temos todas as condições para avançar com o Arquivo Municipal com vista à criação de um espaço próprio”. Para esta iniciativa a Câmara convidou representantes de várias instituições do concelho, com o objetivo de envolvê-las na criação do Arquivo Municipal. “Algumas instituições e Juntas de Freguesia têm documentos históricos importantes e apesar de estarem guardados temos a consciência que esse trabalho tem que ser acompanhado por técnicos que sabem como classificá-los, estudá-los e fazer a sua preservação de uma forma correta”, sublinhou.

Para a presidente da Direção do PH, a nova sede representa um novo ciclo na vida da associação e “uma renovação do espirito associativo”. Isabel Xavier espera que nesta nova fase de transição que a cidade das Caldas está a passar o PH possa contribuir para que “haja uma secção sobre a história da cidade, para que desse modo poderemos questionar melhor sobre o que queremos para o nosso futuro”. “Não há comunidade que possa ter verdadeiramente uma identidade se não tiver a perspetiva histórica dos seus genes, que é tão importante para as localidades”, adiantou.

O presidente da Câmara revelou que a parceria com o PH é uma etapa importante para termos um “verdadeiro arquivo histórico e também procuraremos desenvolver um centro de interpretação da história das Caldas, onde o PH terá também um papel importante”.

Apesar de já ter uma ideia onde pretende instalar o futuro Arquivo Municipal, o autarca não quis divulgar o local, referindo que será num edifício municipal. Depois do projeto e espaço definido é que poderão avançar para as candidaturas a financiamentos.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial