Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C

Terá o ensino da Matemática em Portugal começado em Óbidos?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terá sido em Óbidos lecionada uma das primeiras cadeiras de Matemática? A hipótese foi avançada no passado dia 15 pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, no 7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática.
7.º Encontro Luso-Brasileiro da História da Matemática

“Estamos em Óbidos com este Encontro da História da Matemática e em Óbidos teria havido, segundo algumas referências, a primeira cadeira de matemática no País”, adiantou Celeste Afonso para a plateia. Esta é, no entanto, apenas uma hipótese, “uma vez que a investigação ainda está a decorrer”. Contudo, a autarca afirma que há referência, nas “Memórias Históricas de Óbidos”, no reinado de D. João III, “que em 1527 foi criada uma aula de Matemática em Óbidos”. Para se ter a certeza é necessário continuar com a investigação que o Município já está a realizar.

Celeste Afonso falava na sessão de abertura do evento, que decorreu, em Óbidos, até 19 de outubro e que juntou quase duas centenas de participantes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00