Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C
6° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 13° C

“Caldo de Pedra” para os alunos do Nadadouro e Foz Do Arelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A equipa da Biblioteca Escolar da E.B.I. de Santo Onofre – Biblionofre – resolveu este ano associar-se à celebração do Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro. Procurando um feliz encontro entre a literatura e a comida, preparou uma dramatização do conto tradicional português “O Caldo de Pedra”, destinado aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo dos estabelecimentos do Agrupamento Raúl Proença que estão associados à Biblioteca.
Dramatização do conto tradicional português “O Caldo de Pedra”

A primeira série de apresentações deste trabalho realizou-se no dia 15, destinada aos alunos das escolas de 1º ciclo e Jardins de Infância do Nadadouro e Foz do Arelho.

Usando exemplares de legumes e dos outros elementos que compõem a receita tradicional, um “frade” improvisado interagiu com as crianças, que iam manipulando os ingedientes verdadeiros para a simulação de um cozinhado “a fingir”. O protagonista deu ainda a cheirar condimentos, ervas e enchidos, dando algumas recomendações sobre as suas qualidades e as quantidades que devem ocupar, numa alimentação equilibrada.

A assistência participou alegremente na representação e no final foi feito o elogio da sopa com legumes, alimento completo e característico da dieta mediterrânica, que, contudo, não é do agrado de muitas das crianças.

No dia seguinte, no Nadadouro, as professoras e funcionárias da escola do 1º ciclo deram continuidade a este projeto, confecionando para os alunos uma verdadeira “sopa de pedra”, que todos puderam provar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José Saramago, que estão a percorrer vários distritos de Portugal, sendo inaugurada no dia 11, às 16h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

saramago