Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Freguesia de Gaeiras comemorou 29º aniversário

nês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 4 de outubro a freguesia de Gaeiras comemorou o 29º aniversário, com a sessão solene que decorreu no edifício da Junta de Freguesia. O executivo da Junta homenageou Eduardo João, ex-presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras. Luís Ribeiro, atual presidente, considerou relevante para a freguesia todo o empenho e dedicação do ex-autarca. "Esteve sempre disponível para ajudar as pessoas e instituições muito para além daquela que era a sua obrigação como presidente da Junta", por isso, "é uma justa homenagem, a quem durante oito anos dirigiu os destinos desta freguesia com toda a entrega, dedicação, saber e experiência", disse. João Cascão, que pertenceu ao executivo da Junta de Freguesia durante oito anos, bem como a outras instituições das Gaeiras, também foi homenageado.
Humberto Marques, Nuno Rocha e Luís Coito Ribeiro

Considerado pelos gaeirenses como um exemplo de cidadania, “João Cascão fez parte dos órgãos da Comissão pró Junta que viria a conseguir o objetivo da elevação de Gaeiras a Freguesia”, apontou Luís Ribeiro.

A Comissão para a Construção da Igreja Paroquial Nossa Srª da Ajuda também foi distinguida neste ato solene.

“Não podíamos deixar de homenagear todos os gaeirenses e não gaeirenses que de alguma forma contribuíram para que o sonho da construção da nova Igreja se tornasse realidade. A Comissão representa todos aqueles que trabalharam para esta causa, abdicando do convívio familiar para estarem todos os domingos no mercado da vila a cozer pão, a vender bolos, café, entre outras peças para que o valor das vendas fosse aumentando”, indicou Luís Ribeiro.

Muitos contribuíram financeiramente para a causa e trabalharam em várias festas para angariação de fundos e “isso é de louvar”, referiu o presidente.

O terreno para a construção da Igreja foi doado há cerca de vinte anos por Frederico Lupi e família Pinto Bastos. Para que o projeto fosse mais abrangente, de forma a criar condições para que a freguesia passasse a Paróquia, Frederico Lupi doou um novo terreno, mantendo a doação do primeiro para que o resultado da venda deste fosse utilizado na execução do novo projeto.

No dia 8 de setembro, a freguesia foi constituída Paróquia, no seguimento da ação desenvolvida por Frederico Lupi junto do anterior patriarca José Policarpo. “Contatou-o para lhe dar conhecimento do dinamismo que foi criado em prol da construção da igreja, em que o patriarca se comprometeu que após a conclusão da Igreja, Gaeiras seria efetivamente Paróquia”, descreve o presidente da Junta da Freguesia.

O objetivo principal da Junta é o início da obra do projeto de requalificação do largo São Marques.

A construção de um jardim na zona urbana da vila, de lazer para crianças e idosos, bem como criar alguns passeios para facilitar a deslocação das pessoas até à igreja ou até ao Intermarché, também são objetivos da Junta.

Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, esteve presente nas comemorações e elogiou a dinâmica criada à volta da igreja. “Muitos foram aqueles que lutaram para que o objetivo fosse cumprido e é uma comunidade que não espera pelo poder local, seja da junta de freguesia, seja câmara municipal, para que os objetivos sejam cumpridos “, disse.

Humberto Marques assumiu que “a Câmara ajudará financeiramente na substituição da cobertura do pavilhão Gimnodesportivo do Gaeirense”.

Inês Lopes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0