Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 25° C

Cante Alentejano no Mês da Música da EBI de Santo Onofre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Escolar da E.B.I. de Santo Onofre (Biblionofre) celebra o mês de outubro como Mês da Música. E este ano, em que se aguarda o resultado da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, decidiu celebrar e divulgar o Cante, nas suas diferentes dimensões – musical, poética, cultural.
As turmas do 1º ciclo aprenderam a cantar algumas modas mais conhecidas

A candidatura do canto polifónico alentejano à UNESCO foi formalmente aceite em maio de 2013, após todo um trabalho realizado pelo movimento que conjugou vontades para esta iniciativa, partindo do Município de Serpa e com o patrocínio do Turismo do Alentejo.

No espaço da Biblionofre está agora patente uma exposição que reúne fotografias e textos informativos, bem como alguns poemas de modas selecionados. O chão dos corredores da E.B.I. de Santo Onofre foi semeado com quadras do cancioneiro alentejano, cujo lirismo tem sido apreciado por quem neles passa. Gravações de músicas e reprodução de reportagens alusivas ao Cante e à sua candidatura a Património da Humanidade estão disponíveis para visionamento e audição, também na Biblioteca Escolar.

No dia 7 de outubro, as turmas do 1º ciclo visitaram a exposição e aprenderam a cantar algumas modas mais conhecidas, reconhecendo e entoando refrões, bem como distinguindo as diferentes componentes deste tipo de canto polifónico: o “ponto”, o “alto”, a intervenção do coro.

A exposição está em progresso, após contactos com a Câmara Municipal de Serpa, patrona da candidatura do Cante à UNESCO. Aguarda-se assim a receção de mais elementos para enriquecer esta divulgação da polifonia alentejana, que se vai prolongar até novembro.

O resultado da candidatura de elevação do Cante a Património Imaterial da Humanidade deverá ser conhecido até dezembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras vão melhorar segundo edifício da ESAD.CR

A melhoria do conforto e da segurança são o principal objetivo das obras de reabilitação do Edifício Pedagógico 2 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que vão custar cerca de 492 mil euros, pagos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

obrasESAD

Zélia Évora expõe na Nova Medical School

A caldense Zélia Évora é uma das duas artistas que participam numa exposição de arte inclusiva que foi inaugurada a 27 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Retina, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas.

retinazelia1

Cadaval Jazz & Mais

O “Cadaval Jazz & Mais” decorreu no passado dia 29, na Praça da República, no Cadaval, com cinco atuações de diferentes grupos musicais, todos eles ligados ao jazz.

jazz