Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
15° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro inaugurou Centro para a Qualificação e o Ensino profissional

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurado no dia 1, pelo Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, o CQEP - Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional. Os CQEP são estruturas do sistema nacional de qualificações e “assumem um papel determinante na sociedade entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, potenciando a empregabilidade”, explicou Carlos Ubaldo, coordenador do CQEP.
Inauguração do CQEP do Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro

mais de um ano, “não houve resposta para o ensino de adultos”. Carlos Ubaldo considera que tal situação prejudicou aqueles que frequentavam o CNO, pois “perdeu-se a sequência de trabalho já realizado”.

Numa primeira fase foram contactados aqueles que já frequentavam o CNO no programa do RVCC, e “foram apuradas cerca de 800 pessoas que mostraram interesse em ingressar na formação”. “Existe um número muito significativo de cidadãos adultos, com mais de 18 anos, que por várias razões não terminaram o seu percurso escolar no ensino regular”, sendo encaminhados para estes centros. Para tal, todos os cidadãos que queiram prosseguir o ensino, validando e reconhecendo as suas competências para ter uma equivalência ao 12º ano, podem procurar este tipo de respostas.

Mesmo com algumas vicissitudes por resolver, nomeadamente do financiamento e alocação de alguns recursos humanos, o CQEP arrancou no dia 1 com três cursos EFA, pós laboral, com cerca de 90 pessoas. A duração da formação difere entre as 300 e as 1100 horas e abrange cidadãos uma zona significativa do Norte do Oeste.

O CQEP do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro irá contar com 12 profissionais do quadro, e tem como principal objetivo trabalhar em rede com outros centros de formação, Instituto de Emprego e Formação Profissional e empresas da região.

Ainda durante este ano vai arrancar o RVC – Reconhecimento, Validação, Certificação de Competências, antigo RVCC. Segundo a diretora do Agrupamento, Maria do Céu Santos, “o programa mantém-se, contudo, a avaliação é diferente porque tem que haver uma articulação com outros CQEP”.

Inês Lopes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1