Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Dia Internacional da Paz comemorado nas Caldas

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu nos dias 20 e 21 de setembro, a III Festa da Paz, organizada pelos vinte elementos que formam o grupo "Amigos pela Paz". A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional da Paz, que desde 1981 se comemora a 21 de setembro em todo o mundo. Os objetivo do grupo de voluntários é "marcar as Caldas da Rainha com este dia" e “estamos a consegui-lo”, explicou Lurdes Esteves, membro do grupo. Promover uma cultura de paz com a realização de eventos com esta temática nas escolas e nas redes sociais também são objetivos deste grupo de amigos, que considera que a paz "começa em cada indivíduo".
Grupo “Amigos pela paz”

No dia 20, o Bowling Caldas acolheu no final do dia, esta iniciativa com música ao vivo e demonstração de vídeos de Pream Rawat, embaixador da paz. Para além da distribuição de flores com mensagens de lideres mundiais promovendo a paz, cerca de 250 pessoas lançaram balões luminosos com mensagens sobre a paz.

No dia 21, as comemorações decorreram durante todo o dia no Parque D. Carlos I, com música ao vivo com Fernando António dos Santos, Tó Freitas e seus amigos, acompanhados pela pintora Caterina Emílio com pintura ao vivo.

O momento alto do dia foi às 15h30, com o lançamento de 500 balões brancos com mensagens a promover a paz, pelos alunos do colégio Rainha D. Leonor, acompanhados por amigos e familiares. A iniciativa decorreu em várias cidades de todo o mundo em simultâneo, bem como em Lisboa e Rio Maior. As pessoas que se juntaram à iniciativa do lançamento de balões também participaram numa interação teatral. O evento contou com a participação dos Escuteiros das Caldas da Rainha, que leram poesia. A Clínica Persona também se associou ao evento, com algumas demonstrações de massagens.

Muitas foram as atividades físicas como zumba, step e pilates promovido pelo Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha, bem como Swásthya Yôga, que levaram muitos participantes ao parque. A Infancoop também participou nas comemorações do dia Internacional da Paz com desenhos e mensagens.

Ainda integrada nas comemorações do Dia Internacional da Paz, decorreu a exposição “A paz começa contigo”, na Biblioteca.

Os “Amigos pela Paz” apresentaram à vereadora Maria da Conceição o PEP-Programa de Educação para a Paz, criado pela Fundação Prem Rawat, aser desenvolvimento em breve nas Caldas.E desafiaram também a vereadora a que promova junto da Câmara e Assembleia Municipal o Compromisso para a Paz, documento lançado no Parlamento Europeu em 2011.

Inês Lopes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Candidata da Iniciativa Liberal em piquenique no Parque D. Carlos I

Ana Martins, candidata da Iniciativa Liberal (IL) às eleições europeias, participou num piquenique no Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, onde manifestou que o país “podia ter feito muito mais com os fundos europeus que recebeu”.

Iniciativa Liberal 1

Composição de dança ganhou o 1º prémio do “Toma Lá Talento”

Martim Codinha, aluno no Colégio Rainha D. Leonor, conquistou o 1º lugar na final concelhia do concurso "Toma Lá Talento” com uma composição de dança.
O 2º lugar foi para Martim Marques, da Escola Secundária Rafael Bordalo, no domínio da guitarra.
A 3ª classificação foi para a dupla Marie e Anne, também da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com cântico e guitarra.

talento 1