Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Nadadouro ajuda portador de Esclerose Lateral Amiotrófica

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O evento "Nadadouro Con'vida" contribuiu com 410 euros para ajudar Miguel Freitas, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, a voltar a ter fisioterapia (calores húmidos) o quanto antes. A iniciativa, realizada no dia 14 de setembro, contou com uma aula aberta de zumba com a professora Patrícia Mendes, da Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro e dos Pimpões. Como ela tinha sido desafiada para um banho público solidário, aproveitou a ocasião e foi lançado o desafio a todos os presentes para contribuírem com o que quisessem e assim ajudarem Miguel Freitas, de 37 anos. No que respeita à sua situação de saúde, relata que “felizmente a doença não evoluiu muito”. “Ando de facto menos, ou seja, praticamente faço as minhas deslocações de cadeira de rodas, também a minha fala está um pouco mais deturpada”, revela.
niciativa no Nadadouro serviu para ajudar a pagar fisioterapia

No que concerne à campanha para aquisição de uma cadeira com comodidade que permitisse numa fase mais avançada poder deslocar-se a outros locais em detrimento de permanecer no quarto e também um computador adaptado e o respetivo programa, indica que graças aos donativos foi possível comprar a cadeira.

“O processo da cadeira foi um pouco complexo, uma vez que a cadeira que eu solicitava e que me foi oferecida pelo sr. vereador Manuel Isaac. Percebi passado algum tempo que não ia ao encontro das minhas necessidades. Por essa razão, decidi vendê-la e houve um idoso que a comprou, logo o dinheiro da venda reverteu a favor da minha campanha”, descreve.

Miguel Freitas conta que solicitou um orçamento a duas empresas, mas “a desilusão foi enorme, pois os valores rondavam os 14 mil euros”.

Junto da empresa “Ortomaior” conseguiu uma cadeira com menos funções, contudo suficiente, e o restante dinheiro vai para a compra do computador e programa informático, que optou não comprar já e esperar mais uns tempos pois receia atualizações e ainda considera ser possível por mais uns tempos continuar com o que tem.

“Sei que existem pessoas com vontade de continuar a ajudar. Eu fazia fisioterapia no hospital termal de 2ª a 6ª feira, quando sou informado que passo a ter fisioterapia apenas uma vez por semana. Foi neste sentido que houve quem estivesse disposto a arranjar verba para eu poder adquirir um hidrocolector para compressas quentes e equipamento que posso utilizar no domicílio e me auxilia no alívio da dor e tensão muscular, os calores húmidos”, informa Miguel Freitas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1