Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
14° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 24° C

Nadadouro ajuda portador de Esclerose Lateral Amiotrófica

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O evento "Nadadouro Con'vida" contribuiu com 410 euros para ajudar Miguel Freitas, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, a voltar a ter fisioterapia (calores húmidos) o quanto antes. A iniciativa, realizada no dia 14 de setembro, contou com uma aula aberta de zumba com a professora Patrícia Mendes, da Associação Cultural e Recreativa do Nadadouro e dos Pimpões. Como ela tinha sido desafiada para um banho público solidário, aproveitou a ocasião e foi lançado o desafio a todos os presentes para contribuírem com o que quisessem e assim ajudarem Miguel Freitas, de 37 anos. No que respeita à sua situação de saúde, relata que “felizmente a doença não evoluiu muito”. “Ando de facto menos, ou seja, praticamente faço as minhas deslocações de cadeira de rodas, também a minha fala está um pouco mais deturpada”, revela.
niciativa no Nadadouro serviu para ajudar a pagar fisioterapia

No que concerne à campanha para aquisição de uma cadeira com comodidade que permitisse numa fase mais avançada poder deslocar-se a outros locais em detrimento de permanecer no quarto e também um computador adaptado e o respetivo programa, indica que graças aos donativos foi possível comprar a cadeira.

“O processo da cadeira foi um pouco complexo, uma vez que a cadeira que eu solicitava e que me foi oferecida pelo sr. vereador Manuel Isaac. Percebi passado algum tempo que não ia ao encontro das minhas necessidades. Por essa razão, decidi vendê-la e houve um idoso que a comprou, logo o dinheiro da venda reverteu a favor da minha campanha”, descreve.

Miguel Freitas conta que solicitou um orçamento a duas empresas, mas “a desilusão foi enorme, pois os valores rondavam os 14 mil euros”.

Junto da empresa “Ortomaior” conseguiu uma cadeira com menos funções, contudo suficiente, e o restante dinheiro vai para a compra do computador e programa informático, que optou não comprar já e esperar mais uns tempos pois receia atualizações e ainda considera ser possível por mais uns tempos continuar com o que tem.

“Sei que existem pessoas com vontade de continuar a ajudar. Eu fazia fisioterapia no hospital termal de 2ª a 6ª feira, quando sou informado que passo a ter fisioterapia apenas uma vez por semana. Foi neste sentido que houve quem estivesse disposto a arranjar verba para eu poder adquirir um hidrocolector para compressas quentes e equipamento que posso utilizar no domicílio e me auxilia no alívio da dor e tensão muscular, os calores húmidos”, informa Miguel Freitas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas em Óbidos

A secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levou a cabo a 2ª. Edição do Torneio de Voleibol Feminino de Veteranas, no Pavilhão Municipal, no passado dia 26, reunindo nove equipas e 108 atletas, com idade igual ou superior a 30 anos. A vitória coube à equipa Buzz (Marinha Grande).

veteranas1

Acrotramp Clube de Caldas campeão nacional na categoria de juvenis

A equipa da categoria de juvenis do Acrotramp Clube de Caldas, constituída por Rita Laranjeira, Zoe Mendes, Lara Murtinho e Madalena Gonçalves sagrou-se campeã nacional. Rita Laranjeira é campeã nacional em trampolim individual. Zoe Mendes e Andreia Berto (seniores) alcançaram o pódio no 3º lugar. Rita Laranjeira e Lara Murtinho ficaram em 3º lugar em trampolim sincronizado.

Acrotramp1