Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 31° C

Município do Cadaval cede habitação a médica cubana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município do Cadaval procedeu ao alojamento, em habitação municipal, de uma nova médica de Medicina Geral e Familiar, originária de Cuba, a laborar no Centro de Saúde do Cadaval. A medida visa contribuir para a fixação de médicos num concelho onde, a exemplo de outros, as respostas de médico de família estão aquém das reais necessidades da população.
A médica cubana Chaveli Rodriguez e Fernanda Lourenço, coordenadora do Centro de Saúde

No sentido de minorar a carência de médicos de família no concelho, a autarquia cadavalense deu resposta positiva a uma proposta emanada do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul. “Se o município assegurasse o alojamento, o Centro de Saúde do Cadaval poderia passar a contar com mais uma médica a tempo inteiro”, revela José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval.

Chaveli Rodriguez, de 29 anos, ficou, desta forma, alojada em apartamento situado no antigo edifício da câmara, junto ao mercado municipal.

A nova médica adianta que a sua permanência em Portugal decorrerá por um período de dois anos, altura em que tenciona regressar ao seu país de origem.

A sua estreia como profissional de saúde em Portugal faz-se no Cadaval, embora tenha já exercido medicina em duas províncias da Bolívia – Cochabamba e La Paz.

Chaveli manifesta-se satisfeita com o acolhimento que está a ter no concelho, onde ficará com dois mil utentes sob sua alçada.. “Sinto-me cá bem. Gosto da minha casa e gosto do Cadaval, a sua gente é amável”, afirma.

Fernanda Lourenço, coordenadora do Centro de Saúde do Cadaval, reforça a importância da iniciativa justificando verificar-se no concelho uma “grande carência” de médicos de Medicina Geral e Familiar.

“Chegámos a ter doze médicos e, antes de entrar a nova colega, estávamos reduzidos a quatro”, descreve.

No concelho do Bombarral, a autarquia também cedeu uma habitação a uma médica cubana, como o JORNAL DAS CALDAS divulgou na passada edição.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Hóquei em patins no Pavilhão da Mata

No passado sábado o hóquei em patins regressou às Caldas da Rainha e ao Pavilhão Municipal da Mata para a 9ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Masters +35 da época 23/24.

hoquei

Recolha e troca de brinquedos

No dia 1 de junho a associação sem fins lucrativos Ajudouro vai realizar uma festa de oferta, recolha e troca de brinquedos em segunda mão, no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, onde irá haver espaço para as crianças brincarem.

brinquedos