Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Facas caldenses no melhor restaurante do mundo

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Facas produzidas nas Caldas da Rainha equipam o melhor restaurante do mundo, em Copenhaga, Dinamarca. O autor é um designer forjador de lâminas, que trabalha nas Caldas da Rainha e que se orgulha de promover o país ao mais alto nível. Paulo Tuna, de 38 anos, desenhou a faca que equipa o restaurante Noma, considerado o melhor do mundo por uma revista conceituada do setor.
As facas para o restaurante Noma, da Dinamarca

Um português com responsabilidades no restaurante viu um dos trabalhos de Paulo Tuna na Internet e fez a encomenda. Com o apoio de um amigo, Carlos Norte, dono da CIOL, uma empresa de cutelarias de Santa Catarina, foram produzidas cem facas, com um design típico dos países nórdicos inspirado numa faca de caça cruzado com um design japonês. Têm lâmina em aço e cabo em madeira de ébano, num processo de fabrico semiartesanal.

A beleza da faca tornou-a singular. “Eles têm refeições muito trabalhadas e quando servem pratos de carne estas facas acompanham a estética dos pratos”, afirma. “As pessoas que me compraram esta faca disseram-me que ela era muito elegante”, revela.

Paulo Tuna, licenciado em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, onde atualmente é técnico da oficina de metais, tem motivos para se mostrar orgulhoso. “Não sou de fazer muito alarido sobre as coisas que faço, mas sinto-me bem por termos sido nós, portugueses, a colocar lá um produto e não ser outro país”, confessa.

O sucesso que obteve tem aumentado o trabalho e as encomendas de outros clientes. “Todas as semanas há muita procura desta faca mas também de outras facas de chef”, refere.

Paulo Tuna, que tem um atelier no Centro de Artes das Caldas da Rainha, saiu do anonimato, ao fazer as facas com que comem, e em certos casos recebem como prenda, os clientes do melhor restaurante do mundo.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0