Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
22° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
21° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Facas caldenses no melhor restaurante do mundo

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Facas produzidas nas Caldas da Rainha equipam o melhor restaurante do mundo, em Copenhaga, Dinamarca. O autor é um designer forjador de lâminas, que trabalha nas Caldas da Rainha e que se orgulha de promover o país ao mais alto nível. Paulo Tuna, de 38 anos, desenhou a faca que equipa o restaurante Noma, considerado o melhor do mundo por uma revista conceituada do setor.
As facas para o restaurante Noma, da Dinamarca

Um português com responsabilidades no restaurante viu um dos trabalhos de Paulo Tuna na Internet e fez a encomenda. Com o apoio de um amigo, Carlos Norte, dono da CIOL, uma empresa de cutelarias de Santa Catarina, foram produzidas cem facas, com um design típico dos países nórdicos inspirado numa faca de caça cruzado com um design japonês. Têm lâmina em aço e cabo em madeira de ébano, num processo de fabrico semiartesanal.

A beleza da faca tornou-a singular. “Eles têm refeições muito trabalhadas e quando servem pratos de carne estas facas acompanham a estética dos pratos”, afirma. “As pessoas que me compraram esta faca disseram-me que ela era muito elegante”, revela.

Paulo Tuna, licenciado em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, onde atualmente é técnico da oficina de metais, tem motivos para se mostrar orgulhoso. “Não sou de fazer muito alarido sobre as coisas que faço, mas sinto-me bem por termos sido nós, portugueses, a colocar lá um produto e não ser outro país”, confessa.

O sucesso que obteve tem aumentado o trabalho e as encomendas de outros clientes. “Todas as semanas há muita procura desta faca mas também de outras facas de chef”, refere.

Paulo Tuna, que tem um atelier no Centro de Artes das Caldas da Rainha, saiu do anonimato, ao fazer as facas com que comem, e em certos casos recebem como prenda, os clientes do melhor restaurante do mundo.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.