Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 29° C
  • Tuesday 31° C
  • Wednesday 26° C
22° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 33° C
  • Wednesday 27° C
22° C
  • Monday 35° C
  • Tuesday 37° C
  • Wednesday 31° C

Conselho da Cidade comemora o centenário de O Viroscas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 11 de outubro de 1914, nas Caldas da Rainha, foi lançado o primeiro número de O Viroscas, cuja existência era até há poucos anos desconhecida das atuais gerações de caldenses. Para assinalar esta efeméride, a Comissão Executiva do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania convidou Jorge Mangorrinha para explicar a importância, os contextos e os conteúdos deste periódico que foi publicado, em 1914 e 1915, já em plena Grande Guerra.

Essa descoberta resultou de uma investigação sobre o período da I República que, em Lisboa, Jorge Mangorrinha efetuou no quadro das celebrações do Centenário da República, assumindo agora como oportuno quando passam cem anos sobre a publicação do primeiro número.

A sessão realiza-se na noite de 10 de outubro, pelas 21h30, no Café Central (Praça da República).

No primeiro número de O Viroscas, os seus autores e editores sintetizam o seu propósito: “Distrair os leitores proporcionando-lhes algumas horas de bom humor, fazendo a diligência para que todos deem por bem empregado o seu tempo…”. Também o Conselho da Cidade pretende que nesta sessão se possa desfrutar de uma conversa sobre o periodismo de há cem anos e sobre as diferenças entre as Caldas desse tempo e a atualidade.

Jorge Mangorrinha é professor universitário e quadro superior da Câmara Municipal de Lisboa, bem como membro do Conselho da Cidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural no Bairro da Ponte está a ser pintado por crianças

O muro da ponte sobre o caminho de ferro que une as duas freguesias da cidade das Caldas da Rainha, no Bairro da Ponte, está agora a ser utilizado como espaço criativo para as crianças pintarem, englobadas em atividades de ATL.

mural 1

Detido com faca após zaragata no Parque

Um indivíduo de 26 anos foi detido pela PSP das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I quando tinha abandonado uma faca de mato, com uma lâmina com comprimento superior ao legalmente permitido, após ter estado envolvido numa zaragata com outro homem.

parque1 1

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1