Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
24° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Batatada no Pinhal de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O típico bacalhau cozido com batatas foi oferecido a três mil pessoas em Óbidos. Cumpriu-se assim, na noite da passada quarta-feira, a tradição da Batatada, onde bastava levar os utensílios para comer. Desde 1928 que a batatada se repete na localidade do Pinhal. A população dá as batatas e as cebolas, e a coletividade que organiza as Festas de Santa Ana encarrega-se de arranjar o resto para o jantar, que é oferecido a toda a gente que apareça.
Habitantes juntaram-se para descascar batatas e cortar cebolas (foto João Costa)

“Apenas têm de trazer os talheres e os pratos, tudo o resto nós oferecemos”, aponta Marco Martins, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, entidade organizadora.

Foram longas as filas para ser servido, mas ninguém se importou, pois a confraternização encantava os visitantes.

Após a refeição foram percorridas diversas adegas familiares da aldeia para provar a água-pé, ao som de música popular portuguesa. Existem nesta aldeia 18 adegas e foram todas presenteadas há um ano, pela Óbidos.Com, com uma placa de homenagem aos adegueiros e suas tradições.

“A água-pé é produzida da forma mais tradicional possível, apanha-se a uva, pisa-se, mistura-se o mosto com a água, ferve-se e está feito”, contou Luís Simão, um dos habitantes que abriu a adega construída pelo pai.

Centenas de litros de água-pé foram consumidas nesta festa, onde foram confecionados 450 quilos de bacalhau, 550 de batata e 100 de cebola para satisfazer os visitantes.

“Vale muito a pena, não há bacalhau como este, nunca sabe assim, pelo divertimento e convívio, assim é que é mesmo a tradição, vir para a fila e agarrar no prato, ainda por melhor ter sido oferecido”, foram alguns dos comentários ouvidos.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ferido grave em despiste de scooter

Um homem de 77 anos que conduzia uma scooter sofreu ferimentos graves na sequência do despiste junto à rotunda na Rua Leonel Sotto Mayor, na cidade das Caldas da Rainha, na manhã da passada terça-feira.

scooter

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

Feira de Velharias no Parque D. Carlos I

A feira de velharias e antiguidades, que decorreu no passado domingo, no parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, teve um grande número de vendedores, onde estiveram expostos artigos em segunda mão.

feira de velharias