Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Sucesso escolar estimulado com prémios no Cadaval

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de milhar e meio de alunos iniciaram ontem, dia 15 de setembro, o ano letivo no Agrupamento de Escolas do Cadaval. A rentrée escolar foi assinalada com a habitual Receção ao Aluno, no pavilhão municipal, de onde se destaca a ação de entrega dos Prémios Municipais de Mérito Escolar e Mérito Desportivo, entre outros galardões entregues aos alunos que se evidenciaram no transato ano letivo. Luís Mendes, diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, destacou, na sessão de boas-vindas, a importância da Educação na formação das crianças e dos jovens. “Temos este ano (na sede do agrupamento) alguns melhoramentos que foram feitos durante o verão, para que a escola reúna melhores condições para acolher alunos, professores e pais”, adiantou o responsável. O docente lembrou que “sem trabalho não há sucesso escolar”, salientando ainda «algumas alterações ao regulamento interno, onde constam os direitos e deveres de toda a comunidade escolar, nomeadamente os alunos”. “Os alunos mais velhos podem e devem dar um bom exemplo de cidadania e de formação cívica”, lembrou Luís Mendes, afirmando que “numa escola não se aprendem apenas as diferentes áreas de saber; aprende-se a ser cidadão, com capacidade de compreensão e respeito mútuo”. Além de instigar os alunos ao cumprimento das regras, o diretor apelou ainda à participação dos encarregados de educação na vida escolar.
Alguns dos premiados junto a entidades

Município distingue Mérito Escolar e Desportivo

Após efetuar votos de bom ano para a comunidade escolar, José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, encabeçou a entrega dos designados Prémios Municipais de Mérito Escolar e de Mérito Desportivo aos melhores estudantes do Ensino Básico (9.º ano) e do Secundário (12.º ano) do Agrupamento de Escolas do Cadaval, tendo por base os resultados obtidos no transato ano letivo.

Do Ensino Básico, distinguiram-se então José Santos (1.º lugar) do Cadaval; Cristiano Barardo (2.º) de Casal Cabreiro (Lamas); Inês Pereira (3.º) do Pereiro (Vilar).

Do Ensino Secundário, a autarquia premiou Mariana Santos (1.º lugar) da Murteira (Lamas); Kateline Cardoso (2.º) do Cadaval; Miriam Lopes (3.º) da Sobrena (Peral).

O município reconheceu o empenho dos referidos estudantes com os valores pecuniários de 500, 250 e 125 euros, respetivamente, para cada um dos citados níveis de ensino, para além de entrega de diplomas e ramos de flores.

Quanto ao Mérito Desportivo, respeitante aos alunos que se evidenciaram no Desporto Escolar, o município atribuiu medalhas e diplomas aos estudantes de cada grupo desportivo.

Uma das novidades implementada no agrupamento, no passado ano, foi a dinamização de um grupo praticante da modalidade de Boccia, constituído maioritariamente por alunos da unidade de multideficiência, o qual se apurou e participou no respetivo campeonato regional.

Ana Moniz, professora responsável por essa participação, congratulou-se pelo facto de a atividade desportiva no agrupamento refletir, atualmente, a visão de “uma escola de todos, para todos”.

Ao nível do Voleibol, a equipa de Infantis Femininos obteve dois primeiros lugares e um segundo lugar nos torneios da zona Oeste. Já os Iniciados Masculinos classificaram-se em segundo lugar na zona Oeste e em segundo lugar também no Torneio “ESA”. Também os Juniores Masculinos obtiveram a segunda posição na zona Oeste.

Por último, em dança, o agrupamento do Cadaval arrecadou o primeiro lugar, na zona Oeste, e foi quarto classificado na competição regional.

Fernando Santos, em nome da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cadaval, procedeu à entrega formal dos Prémios “Crédito Agrícola – Cadaval” aos melhores alunos de Matemática e de Português do 12.º ano, atribuídos sob forma de contas-poupança.

Assim, a Português, distinguiram-se Mariana Santos (1.º lugar), Kateline Cardoso (2.º) e Miriam Lopes (3.º), que receberam, respetivamente, 300 euros, 300 euros e 200 euros.

A Matemática, os melhores foram Mariana Santos (1.º lugar), João Domingos (2.º) e Kateline Cardoso (3.º), agraciados com 300 euros, 300 euros e 200 euros, respetivamente.

O primeiro classificado de Matemática e de Português recebeu ainda 500 euros, em títulos de capital, por cada uma das referidas disciplinas.

Ainda no que respeita a prémios, o Agrupamento de Escolas voltou a atribuir os diplomas de conclusão do Ensino Secundário bem como os diplomas do Quadro de Valor e Excelência dos restantes níveis de ensino.

A Receção ao Aluno incluiu ainda a interpretação de um tema em Violino pelas alunas Ema e Raquel (3.º ciclo), provenientes do Ensino Articulado de Música.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Rebelo revalida título de tricampeão regional +35

Filipe Rebelo, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, revalidou o título de tricampeão regional alcançado em 2023, ao vencer as provas de singulares, pares masculinos e pares mistos, no escalão +35, no campeonato regional de veteranos disputado no Clube Escola de Ténis e Padel de Leiria.

filipe

Mercado Medieval aposta na animação

Mais de 40 grupos de música medieval, teatro imersivo, animação histórica, palestras e muita gastronomia marcam uma nova edição do Mercado Medieval de Óbidos, que este ano, com o tema “Entre Rosas e Espinhos”, arranca no dia 18 de julho, decorrendo ao longo de dez dias.

Mercado