Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

PS das Caldas promoveu encontro sobre agricultura

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O PS das Caldas promoveu na passada sexta-feira, 12 de setembro, no Salão da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos, mais uma sessão de “Encontros”, desta feita sobre Agricultura. O evento desenvolveu-se em dois painéis, respetivamente Política Agrícola Comum e Nacional e os Desafios do Oeste, foi moderado por Alberto Gonçalves, e teve por convidados José Canha, Lacerda Fonseca, José Alexandre Batista e João Batista. Realizado numa freguesia iminentemente rural, as cerca de cinco dezenas de pessoas presentes, grande parte delas agricultores, não só ouviram como tiveram oportunidade de participar numa discussão pela qual perpassaram as potencialidades e as fraquezas do setor agrícola, em especial da região. Especiais características climáticas e dos solos do Oeste, assim como o associativismo, inovação, empreendedorismo e perseverança dos agricultores foram amplamente referidos para justificar as potencialidades deste setor na nossa região, em especial no que toca à hortofruticultura.
O encontrpo sobre agricultura decorreu no Salão da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-

Empreendedorismo foi precisamente do que tratou João Batista, que falou sobre agricultura biológica, de cariz iminentemente ecológico, e a sua experiência no Mercado de Óbidos, onde vários agricultores da região vendem, no mesmo espaço onde se comercializam livros, produtos biológicos. E nem o preço tendencialmente mais elevado destes produtos, segundo sustentou, afugente a clientela, que tem vindo a aumentar sustentadamente.

Igualmente o associativismo, espírito de equipa e de participação dos agricultores foram destacados por Lacerda Fonseca, que apontou precisamente estes domínios como fatores de destrinça entre a maior capacidade dos países nórdicos relativamente aos do Sul da Europa.

Na mesma linha, quer José Canha, quer José Alexandre Batista reforçaram a necessidade de restruturação das Organizações de Produtores, nomeadamente com a sua agregação, com vista a ganharem maior escala e, consequentemente, mais competitividade na colocação do produto no exterior.

Conforme sustentaram Canha e Alexandre, a união das Organizações de Produtores poderá ser mesmo decisiva para que Portugal possa tirar maior partido dos mais de 8000 ME até 2020 no âmbito da PAC, mormente ao nível do chamado 2º Pilar, de apoio ao investimento.

Setor cada vez mais gerador de emprego no nosso país, com um volume de negócios ao nível das exportações que ascende a 1000 ME/ano, continua, não obstante, a apresentar rendimento empresarial agrícola inferior à média comunitária a 27 e ainda com tendência a diminuir, como sublinhou, não sem preocupação, Lacerda Fonseca.

Como que demonstrando a dificuldade com que os agricultores do Oeste se debatem, apresentou José Alexandre Batista um quadro referente aos preços médios da pera rocha nos últimos 5 anos, donde resulta um ganho do produtor de cerca de € 0,09 por kg; ou seja, sensivelmente 10% do valor que chega ao consumidor final.

Realce, ainda, para o principal pedido que os convidados deixaram aos governantes: continuidade das políticas agrícolas. Que o Estado seja igualmente parceiro e acompanhe os projetos de princípio ao fim, defendeu José Alexandre Batista.

A Secção das Caldas do PS vai continuar com estes “Encontros”, sendo o próximo sobre a Educação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sofia Mendes vice-campeã em Castelo Branco

A jovem atleta do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy deslocou-se até Castelo Branco para disputar o "IV Open Juvenil" no escalão de Sub12.

sofia

Constituída a Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade

Foi formalmente constituída a Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche. A Assembleia Geral Constituinte reuniu 110 sócios fundadores no Auditório Municipal de Peniche, contando com o apoio da Câmara Municipal e da direção do Museu.

liberdade