Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Obras na Rua de Camões cortam trânsito junto ao Parque

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Menos de uma semana antes do início das obras de regeneração urbana na Rua de Camões e já após o fecho da edição passada do Jornal das Caldas, quando ainda era possível falar delas antes de começarem, a Câmara das Caldas anunciou na sua página na Internet que a partir do dia 8 a circulação de trânsito automóvel e estacionamento iam progressivamente ser suprimidos naquela artéria junto ao Parque. Deste modo, o acesso ao Largo Rainha D. Leonor (Hospital Termal) processa-se unicamente pela Travessa da Misericórdia (rua lateral junto às Termas), sendo a saída apenas pela Rua Rafael Bordalo Pinheiro. Na passada sexta-feira, a autarquia divulgou uma nota de imprensa sobre as obras, assegurando que “regista-se uma clara preocupação em potenciar o espaço do peão, redefinindo as zonas pedonais junto do edificado, eliminando as barreiras arquitetónicas e adequando o mesmo a pessoas com mobilidade condicionada”. “Deste modo, aquele espaço poderá também acolher a realização de atividades culturais que permitam dinamizar o mesmo”, adianta.
As obras são vistas com apreensão pelos comerciantes e moradores

Outro fator determinante na conceção deste arruamento foi a obrigatoriedade de reformular as infraestruturas das águas termais – históricas – e que atravessam toda a rua junto do Parque D. Carlos I. Estas passarão a existir no eixo do arruamento, em nova conduta.

No que respeita a infraestruturas técnicas enterradas, esta empreitada abrange ainda a construção de novos coletores de esgoto doméstico e pluvial e respetivos ramais domiciliários, nova conduta de água e respetivos ramais domiciliários, e nova rede de telecomunicações.

Este fator, associado à carga paisagística que o Parque D. Carlos I tem sobre todo o arruamento, fez que ao nível do projeto se garantisse apenas o estacionamento desse lado.

As obras dividem opiniões, a esmagadora maioria desfavoráveis, tendo em conta o pandemónio que noutras zonas têm causado ao trânsito de viaturas e de peões, e o seu arrastar no tempo.

Segundo um aviso afixado em algumas lojas na Rua de Camões, assinado pelo vereador Hugo Oliveira, é indicado que o fornecimento de água também sofrerá algumas interrupções pontuais, sendo pedida a compreensão de comerciantes e moradores sob o pretexto de que “estas obras vêm valorizar a cidade, com proveito para todos”.

Fernando Rocha, que tem naquela rua o Espaço abril, está decidido em ser o porta-voz das preocupações de quem ali vive e trabalha, apontando que “as interrupções de água, durante duas horas, segundo o presidente da Câmara, têm de ser acordadas com moradores e comércio da restauração”.

Para se inteirar do plano de obra ao detalhe e “negociar soluções alternativas para minorar inconvenientes”, pediu uma reunião com o presidente da Câmara, que será realizada na próxima quinta-feira.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1