Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
18° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Ano letivo arranca sexta-feira no ensino regular

Marlene Sousa/Inês Lopes (texto)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Agrupamento de Escolas D. João II iniciará o novo ano letivo com aproximadamente 185 docentes e com 2106 alunos. Este Agrupamento integra 15 estabelecimentos de ensino: E.B. D. João II (escola sede), E.B. da Encosta do Sol, E.B. de Tornada, E.B. do Avenal, E.B. do Chão da Parada, E.B. Nossa Senhora do Pópulo, E.B. Reguengo da Parada, E.B. de Salir de Matos, E.B. do Campo, E.B. do Coto, J.I. da Lagoa Parceira, J.I. de Salir do Porto, J.I. do Campo, J.I. do Casal Celão e J.I. do Coto. A receção aos alunos do Agrupamento de Escolas D. João II irá ter lugar no dia 15 de setembro. Às 9h00 decorrerá a receção às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico nos diferentes estabelecimentos de ensino do agrupamento. Às 10h00 terá lugar a receção aos alunos do 5.º ano de escolaridade pelos diretores de turma, na sede do Agrupamento e às 15h00 as boas vindas aos alunos dos 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos também pelos diretores de turma, na sede do agrupamento.
Agrupamento de Escolas D. João II

Este agrupamento disponibiliza como ofertas educativas o ensino regular – Educação Pré-escolar; 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Como ofertas formativas tem o curso vocacional (Empreendedorismo, Hortofloricultura, e Informática); cursos EFA (B2 e B3) e Português Para Todos (A1+A2 e B1+B2).

No âmbito das ofertas formativas, considerando uma das prioridades a diversificação da oferta curricular e percursos formativos, existe um protocolo com o Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha, onde são lecionados os Cursos EFA (B1, B2 e B3) e UFCD de nível 2.

No 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Oferta Complementar do 3.º e 4.º ano de escolaridade é Inglês.

O Agrupamento desenvolve como Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), os seguintes domínios: Desportivo (atividade física e desportiva); Aprendizagem da língua inglesa ou de línguas estrangeiras (iniciação da língua inglesa); Científico (atividades experimentais de ciências naturais e físico-química); Ligação da escola com o meio (atividades no âmbito da geografia e história local); Artístico (artes visuais/geometria e atividade musical).

Como língua estrangeira II, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos puderam optar por alemão, espanhol ou francês e como oferta de escola escolheram educação tecnológica, música ou jornalismo/vídeo/fotografia.

Colégio Rainha D. Leonor

No Colégio Rainha D. Leonor, as atividades de receção aos alunos terão lugar dia 12 de setembro. Para as crianças do pré-escolar e 1º ciclo será às 9h00 e para os alunos do 5º ao 12º ano, as boas vindas terá lugar das 10h00 ao 12h00. No dia 15 de setembro os estudantes do Colégio Rainha D. Leonor iniciarão oficialmente as suas aulas com os respetivos docentes.

Esta escola inicia o novo ano letivo pela primeira vez com dois grupos de educação pré-escolar com um total de 34 crianças. Haverá seis turmas do 1.º ciclo com 102 alunos. Com um total de 1100 estudantes o Colégio irá ter 36 turmas do 2º, 3º ciclo e secundário do ensino regula, que contempla o ensino articulado de dança e música e ainda três turmas de ensino profissional.

O secundário tem as opções de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicos e no profissional há os cursos de Design Gráfico no 10.º e as continuidades de Artes do Espetáculo e Gestão Desportiva nos11º e 12.º ano, respetivamente.

Colégio Frei Cristóvão

O Colégio Frei Cristóvão de A-dos-Francos arranca o novo ano letivo com 417 alunos e 25 professores.

O início das aulas acontece no dia 11 de setembro com atividades de receção aos novos alunos, sendo que no dia 12 de setembro será o início para os restantes anos de escolaridade.

Segundo informação enviada pela Agência de Comunicação Midlandcom, que é responsável pela informação deste Colégio, o início do ano letivo está a decorrer com “normalidade e tranquilidade”. Salientou o facto de, entre o dias 2 e 14 o Colégio Frei Cristóvão exibir no átrio principal do edifício da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, na Praça de Alvalade, em Lisboa, um conjunto de telas pintadas pelos seus alunos,incidindo sobre as temáticas do autorretrato e da perspetiva, tendo como principal fundamento orientador o espírito de incentivo para a transfiguração do real que a expressão plástica permite.Os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2013-2014, nas disciplinas de Educação Visual e Formação Artística.

Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, que inclui o antigo agrupamento de Santa Catarina, vai começar o novo ano letivo com um total de 1765 alunos e 174 docentes.

Do agrupamentode Escolas Rafael Bordalo Pinheiro fazem parte um total 12 estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro; EB de Santa Catarina com Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º ciclos; EB de A-dos Francos com Jardim de Infância; EB de Alvorninha com Jardim de Infância; EB de Casais da Serra com Jardim de Infância; EB de S. Gregório com Jardim de Infância; EB de Santa Susana com Jardim de Infância; EB de Carvalhal Benfeito com Jardim de Infância; EB de Relvas; Jardim de Infância de Santa Catarina; Jardim de Infância de Rabaceira e Jardim de Infância da Ramalhosa.

Segundo a diretora do Agrupamento, Maria do Céu Santos, a maioria dos docentes já está colocada, faltando somente dois para o pré-escolar, dois para o 1º ciclo e onze para o 3º ciclo e secundário.

Para além do ensino básico e secundário regular, a Escola Rafael Bordalo Pinheiro vai ter em funcionamento 17 turmas de cursos profissionais de várias áreas de formação: Design de Moda, Comércio, Apoio à Infância, Audiovisuais, Apoio à Gestão Desportiva, Eletrotecnia, Mecatrónica Automóvel, Comunicação e Marketing, Sistemas Informáticos e Turismo. Há também dois cursos vocacionais de ensino básico e uma turma do ensino vocacional de nível secundário. A partir deste ano letivo, com a criação do Centro para a Qualificação e Ensino profissional (CQEP), irão abrir turmas do ensino noturno para formandos com mais de 18 anos (EFA Escolar) e Reconhecimento e Validação de Competências.

Quanto às línguas, estrangeiras, os alunos puderam optar por, francês, inglês, espanhol e alemão, este último como atividade extracurricular.

Oferece ainda também um curso de música em regime articulado no 5º ano da Escola de Santa Catarina com protocolo celebrado com a Academia de Música de Alcobaça.

A Escola Rafael Bordalo Pinheiroirá fazer uma grande aposta em atividades de apoio ao estudo (sala de estudo e apoio aos alunos em anos de exame) e projetos internacionais para os alunos englobando várias áreas de intervenção: laboratório de línguas, projeto internacional Leonardo DaVinci e Comenius,clubes: teatro, jornalismo, cientistas somos nós, robótica, xadrez, hortofloricultura e artes.

Agrupamento de Escolas de Raul Proença

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, que junta as escolas do Agrupamento de Santo Onofre, iniciará as aulas oficialmente no dia no dia 15 de setembro, embora a receção à maioria dos alunos decorra no dia 12. Este Agrupamento vai começar o ano letivo com 222 professores e 2414 alunos de todos os níveis de ensino.

Para além do ensino regular do 1º/2º/3º ciclos do Ensino Básico, o Agrupamento oferece o ensino articulado de música (tendo protocolos com o Conservatório das Caldas e com a Academia de Música de Óbidos). Tem ainda a oferta do Ensino Vocacional (Hortofloricultura, Arte e Design e Multimédia; Agricultura Biológica, jardinagem e espaços verdes, carpintaria), o Ensino Secundário Regular com os cursos Científico Humanísticos de Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades. Os alunos têm igualmente a opção de escolher os Cursos Profissionais de Animador sociocultural e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

As disciplinas de opção de Língua estrangeira são Inglês / Francês e Alemão.

As Escolas que fazem parte do Agrupamento são: Escola Básica da Foz do Arelho, Caldas da Rainha; Escola Básica de Santo Onofre, Caldas da Rainha; Escola Básica do Bairro da Ponte, Caldas da Rainha; Escola Básica do Bairro dos Arneiros, Caldas da Rainha; Escola Básica do Nadadouro, Caldas da Rainha; Escola Básica do Parque, Caldas da Rainha; Escola Básica n.º 1 de Santo Onofre, Caldas da Rainha; Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha; Jardim de Infância da Foz do Arelho, Caldas da Rainha; Jardim de Infância do Bairro das Morenas, Caldas da Rainha; Jardim de Infância do Nadadouro, Caldas da Rainha e Jardim de Infância São Cristóvão, Caldas da Rainha.

Marlene Sousa/Inês Lopes (texto)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quatro pessoas assistidas em acidente aparatoso

Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Barata Feyo, junto ao hipermercado E.Leclerc, nas Caldas da Rainha, ocorreu neste domingo de manhã, levando quatro pessoas a serem assistidas pelas equipas pré-hospitalares dos bombeiros.

despiste1