A 56ª edição do Campeonato Nacional por Equipas, referente à época 2013/2014, teve o seu início a 18 de janeiro, com um total de 82 equipas presentes, divididas em 3 divisões. Para agosto ficou reservado a Fase Final da 2ª e 3ª Divisão, cada uma jogada a 3 equipas nos dias 16 e 17 de agosto. Depois de terem conquistado o 1º lugar em cada uma das séries das respetivas divisões e terem assegurado a promoção de escalão para a próxima época. AEJ S. João da Madeira, AX Pedro Hispano – Soure ‘A’, Santoantoniense FC discutiram o título da 2ª Divisão enquanto que CECSSAC, GX113 e Sporting Clube Portugal o título da 3ª Divisão.
Na 2ª Divisão, à 2ª Jornada da Fase Final foi conhecido o novo Campeão Nacional, depois de duas vitórias nos dois jogos realizados. A AEJ S. João da Madeira (vencedor da Série A) venceu primeiro a AX Pedro Hispano – Soure (vencedor da Série B) e depois o Santoantoniense FC (vencedor da Série C), ambos pelo mesmo resultado de 2,5 a 1,5. Para a 3ª Jornada ficou a decisão pelo 2º e 3º lugar que resultou na equipa de Soure ocupar o 2º lugar, relegando o Santoantoniense FC para o 3º e último lugar do pódio.?
A Fase Final da 3ª Divisão tinha presentes uma equipa do Porto e duas de Lisboa, e as duas primeiras jornadas ditaram confrontos entre a equipa portuense, o GX 113 (vencedor da Série B), com cada uma das equipas lisboetas, CECSSAC (vencedor da Série D) e Sporting CP (vencedor da Série E). As equipas lisboetas saíram vencedoras em cada um dos jogos, relegando o GX 113 para o 3º lugar do pódio final e deixando para a última jornada o jogo decisivo para atribuição do título de Campeão Nacional por Equipas da 3ª Divisão. No confronto entre o CECSSAC e Sporting CP saiu vencedora a equipa leonina, ganhando o jogo por 3 a 1, somando assim duas vitórias nesta Fase Final e garantindo o título. A equipa do GX 113 no seu ano de criação fica no 3º lugar.?
De 17 a 23, nas Caldas da Rainha, realizou-se a Fase Final da 1ª Divisão. Ao vencedor do ano passado, a Academia Xadrez de Gaia ‘A’, juntaram-se mais nove fortes candidatos: AA de Coimbra ‘A’, AAD-NXVSC ‘A’, ADRC Mata de Benfica ‘A’, Clube EDP, Clube TAP ‘A’, CX Escola João de Meira ‘A’, CX Montemor-o-Velho/CTGA ‘A’, FC Barreirense ‘A’ e GD Dias Ferreira ‘A’.
GD Dias Ferreira foi a equipa campeã de Xadrez da 1ª divisão, que assumiu a sua candidatura ao título desde as primeiras jornadas do campeonato, liderando conjuntamente com AX Gaia durante algumas jornadas.
À 4ª Jornada o GD Dias Ferreira tem o primeiro deslize, dando a liderança isolada à equipa de Gaia, tendo sido recuperada à 5ª, depois de um deslize da AX Gaia, voltando a liderar ambas as equipas a classificação. À 7ª Jornada defrontaram-se as duas, saindo vencedora a equipa de Matosinhos, que não voltou mais a perder o 1º lugar, relegando a AX Gaia para o 2º. No 3º lugar houve uma luta acesa entre 3 equipas, contudo a AA Coimbra, depois de um início complicado, consegue chegar ao último lugar do pódio e mesmo com a pressão do Clube TAP e FC Barreirense não o largou até final da competição.
O GD Dias Ferreira, no seu 35º aniversário conseguiu assim a dobradinha com a vitória na Taça de Portugal e Campeonato Nacional por Equipas 2013/2014.
Esta foi a 2ª vez que a prova teve lugar nas Caldas da Rainha, remontando a 1954 a última vez que foi realizada, tendo sido nessa altura Campeão Nacional o GX Lisboa seguido pelo Vitória de Setúbal e pelo GX Porto.
Esteve também em disputa a fuga aos 3 lugares de despromoção. A luta esteve renhida até à última jornada, com as equipas a esgrimirem os seus melhores argumentos para se manterem na divisão maior do CN Equipas. No final das 9 jornadas, o Clube EDP e CX Escola João de Meira, que tinham sido promovidos à 1ª Divisão na época passada, não resistiram ao maior poderio dos restantes e foram-se mantendo na cauda da classificação. A AAD-NXVSC, que também tinha sido promovida a época passada, garantiu mesmo na última jornada a manutenção na 1ª Divisão, deixando a definição para o confronto entre a ADRC Mata de Benfica e o CX Montemor-o-Velho, tendo sido a equipa do distrito de Coimbra a relegada para a 2ª Divisão.
Rui Dâmaso, Campeão Nacional Individual, esteve presente no Campeonato Nacional de Equipas (Barreirense). “Apesar da equipa ser forte, estamos aqui apenas para manutenção”, disse. Rui Dâmaso começou a jogar xadrez aos 14 anos e considera que “o xadrez devia ser um desporto incluído nas atividades escolares, porque desenvolve táticas e competências essenciais para um adulto”.
Inês Lopes
0 Comentários