Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
12° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C

Associação de animais do Cadaval em busca de novo abrigo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Prestes a completar seis anos de existência, a Associação Protetora dos Animais do Cadaval (APAC) retirou já da rua 400 animais domésticos. A APAC tem agora como preocupação fundamental a procura de um novo abrigo, de uma funcionária e recursos materiais para poder continuar a acolher e tratar os animais recolhidos, até à sua adoção. Fundada a 8 de outubro de 2008, a APAC soma, atualmente, 18 voluntários e cerca de 140 associados. As suas formas de atuação passam por «recolher e tratar dos animais em risco para seguirem para adoção, que são esterilizados, vacinados, chipados, registados no SIRA [Sistema de Identificação e Recuperação Animal] e desparasitados», tal como informa Cristina Mendes, da direção da APAC.

Prestes a completar seis anos de existência, a Associação Protetora dos Animais do Cadaval (APAC) retirou já da rua 400 animais domésticos. A APAC tem agora como preocupação fundamental a procura de um novo abrigo, de uma funcionária e recursos materiais para poder continuar a acolher e tratar os animais recolhidos, até à sua adoção.

Fundada a 8 de outubro de 2008, a APAC soma, atualmente, 18 voluntários e cerca de 140 associados. As suas formas de atuação passam por «recolher e tratar dos animais em risco para seguirem para adoção, que são esterilizados, vacinados, chipados, registados no SIRA [Sistema de Identificação e Recuperação Animal] e desparasitados», tal como informa Cristina Mendes, da direção da APAC.

De acordo com a porta-voz, outra das missões da associação prende-se com «ajudar famílias com dificuldades financeiras na esterilização dos seus animais domésticos e, na medida do possível, ajudar com ração».

«Já retirámos da rua aproximadamente 400 animais domésticos, dos quais cerca de 330 já foram adotados. Os restantes encontram-se no abrigo e em famílias de acolhimento temporário», revela Cristina.

Para fazer face às despesas correntes, a APAC tem promovido várias campanhas de angariação de fundos.

A associação tem, paralelamente, levado a cabo campanhas de recolha de alimentos em supermercados. A mais recente, realizada numa grande superfície do Bombarral, contou com seis equipas (de dois voluntários cada) e reuniu mais de 700 quilos de ração, entre diversos outros produtos para animais.

Outra ação a favor da associação de animais tratou-se da campanha de recolha de produtos farmacêuticos promovida, desta feita, pelo responsável de duas farmácias locais, Gustavo Guerra. «Penso que estas iniciativas são muito importantes e quem sabe se mais farmácias não tomam isto como exemplo e começam a ajudar outras associações.», sublinha a porta-voz da APAC.

Uma forma de ajuda à manutenção do abrigo consiste nas receitas decorrentes da loja de artigos em segunda mão que a associação dinamiza.

A associação está centrada na «procura urgente de um novo espaço e meios para o construir, nomeadamente mais “boxes”, não só para os cães, mas também para gatos e outros animais em risco», observa a responsável. Também urgente é a necessidade de «arranjar um funcionário que possa prestar serviço no abrigo, de segunda a sexta, e os meios necessários para se pagar a esse funcionário», conclui Cristina Mendes.

A Associação Protetora dos Animais do Cadaval está sedeada na Junta de Freguesia do Cadaval e Pero Moniz. Os donativos a favor dos animais podem ser feitos para a conta da APAC, com o seguinte NIB: 0035 0180 0001 5282 5308 7.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

capela

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

violencia

Entrevistas a José Afonso em livro

O Café Central, nas Caldas da Rainha, é palco da apresentação do livro “Semeador de Palavras” – entrevistas a José Afonso - por Guadalupe Portelinha e José Rodrigues.

cartaz Livro