Realizou-se, no passado dia 10, a inauguração das obras de recuperação da Capela de N. Senhora da Fortaleza, em D. Durão (freguesia de Lamas e Cercal), no Cadaval, elemento patrimonial de data desconhecida mas cuja primeira intervenção remontará a meados do século XVIII.
A capela foi pequena para acolher as pessoas da aldeia e das localidades vizinhas que quiseram testemunhar o momento em que o antigo edifício religioso abriu as suas portas para a primeira missa após remodelação.
A intervenção ocorrida, recentemente, na pequena igreja abrangeu a recuperação total do altar-mor e oratório, bem como a colocação de piso novo, conservação das paredes da sacristia e pintura geral.
Desconhecendo-se a sua data de construção, há porém referências a uma intervenção de recuperação após o terramoto de 1755. Tendo sido alvo de diversas operações de manutenção, só agora foi possível fazer o seu restauro com uma intervenção ao nível do retábulo do altar-mor.
A realização das obras foi viabilizada através da colaboração da população da aldeia, destacando-se, em particular, a significativa contribuição do conterrâneo Francisco Nobre.
A obra contou ainda com o apoio do município cadavalense e da freguesia de Lamas e Cercal.
0 Comentários