A Associação Cultural de Fado “Patriarca do Fado” inaugurou, na vila do Cadaval, a sua sede provisória. Levará doravante a cabo sessões de fado e até de karaoke com temas clássicos deste estilo musical português.
Dedicada a Alfredo Marceneiro, com origens cadavalenses, tem por objetivo a promoção e a prática da ação cultural, no âmbito do fado no seu todo, e em particular da figura do seu patrono.
Segundo explica Vítor Duarte, neto do malogrado fadista e diretor executivo da associação, “Alfredo Marceneiro foi gerado no Cadaval mas viria a nascer em Lisboa, no Bairro de Campo de Ourique”.
“Já organizámos uma grande noite de fado na coletividade de Figueiros, e em Lisboa promovemos três almoços de convívio, em que convidámos figuras gradas do fado, que foram por nós homenageadas e que felizmente mereceram o agrado geral”, conta.
Com a abertura da sede, a associação passa a poder acolher momentos de fado com instrumentistas. “Estamos também a organizar uma coleção de fados clássicos para sessões de karaoke, dando oportunidade, a quem quiser, de poder testar os seu dotes de fadista, e onde não faltarão os bons petiscos e vinhos da região”, avança Vítor Duarte.
A associação tem 133 sócios. Cerca de 20 por cento são residentes no concelho do Cadaval.
0 Comentários