Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 11° C
11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 11° C
11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 11° C

Turista espanhol gravemente ferido em queda no castelo de Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um turista espanhol de 73 anos sofreu ferimentos graves ao cair de uma altura de dez metros quando se encontrava nas escadas de acesso às muralhas do castelo de Óbidos, junto à entrada da vila, na manhã do passado dia 5. O homem, que estava acompanhado da esposa, por razões que se desconhecem, desequilibrou-se e caiu numa zona empedrada, tendo rapidamente comparecido três viaturas e sete elementos dos bombeiros de Óbidos e a viatura médica de emergência e reanimação do Centro Hospitalar do Oeste, cuja equipa procedeu à estabilização da vítima.
A queda aconteceu no acesso às muralhas à entrada da vila

Deu entrada com várias fraturas e traumatismo crânio-encefálico no serviço de urgência do hospital de Caldas da Rainha e depois foi transferido dehelicóptero para uma unidade central.

Segundo Carlos Silva, comandante dos bombeiros de Óbidos, apesar de não serem frequentes, não é a primeira vez que acontecem quedas na zona das muralhas do castelo, uma atração devido à vista panorâmica do burgo medieval.

“O cuidado ao circular na muralha deve ser constante. O que tem de haver é a noção das pessoas que existe um piso que não é regular e escadaria, e que não é a mesma coisa que estarmos a circular num centro comercial. Se colocarmos qualquer tipo de barreira não fica enquadrado com o espaço histórico e pode estragar o monumento”, referiu.

Em novembro de 2011, um turista brasileiro de 68 anos morreu na sequência da queda de uma altura de mais de oito metros na Cerca do Castelo, quando estava a descer da muralha.

Em maio de 2010, um turista japonês de 77 anos ficou gravemente ferido depois de ter caído de uma altura de cinco metros.

Centenas de pessoas passeiam diariamente pelas muralhas de Óbidos, algumas percorrendo toda a sua extensão. Na última década, a autarquia instalou iluminação e avisos sobre os riscos e até corrigiu o piso irregular dentro das limitações de intervenção num património que é tutelado pelo Estado central, mas isso não impede que haja distrações, tonturas e outras causas que originem quedas.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Capela de São Brás reabriu com tertúlia

Após a realização de obras de restauro por parte da Câmara Municipal do Bombarral, no que constitui um exemplo de preservação e valorização do património cultural material e imaterial, no passado sábado reabriu a capela de São Brás, com a realização de uma tertúlia cultural sobre a lenda da Cabeça Santa.

capela

Sessão de esclarecimento sobre violência no namoro

O Município do Bombarral, através do Núcleo de Intervenção Local para a Área da Violência Doméstica, dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre violência no namoro, a convite da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

violencia

Entrevistas a José Afonso em livro

O Café Central, nas Caldas da Rainha, é palco da apresentação do livro “Semeador de Palavras” – entrevistas a José Afonso - por Guadalupe Portelinha e José Rodrigues.

cartaz Livro