Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 8° C
  • Thursday 14° C

Município do Cadaval implementa programa “Férias na Escola”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O município do Cadaval implementou o programa “Férias na Escola”, no seguimento de alterações introduzidas ao modelo vigente das atividades de interrupção letiva. Nesse sentido, encontram-se abertas inscrições, de 21 de julho a 14 de agosto, para o período de férias de 1 a 12 setembro. O programa “Férias na Escola” é destinado a crianças que frequentem estabelecimentos públicos de Educação Pré-escolar ou de primeiro ciclo do Ensino Básico no concelho do Cadaval. As atividades lúdico-pedagógicas a promover abrangem áreas tão diversas como desporto, aventura, cultura, património, sendo, todas elas, da responsabilidade da autarquia cadavalense. O programa tem por objetivo «desenvolver atividades de lazer e recriação para as crianças, permitindo a ocupação dos tempos livres de forma saudável e culturalmente enriquecedora», pode ler-se nas normas de participação.

As alterações introduzidas ao modelo que vigora desde 2008 vêm procurar superar constrangimentos na sua implementação. Segundo informa o Serviço de Educação, «as inscrições para as mesmas eram feitas durante os meses de junho e julho e muitos encarregados de educação, nos momentos anteriores ao seu início, desistiam das mesmas ou simplesmente algumas das crianças inscritas não as frequentava. Esta situação implicava, na maioria dos casos, que os recursos alocados viessem a revelar-se desadequados».

O novo modelo pretende, por outro lado, aproximar-se mais das necessidades das famílias, uma vez que «nem sempre é possível prever, com muitos meses de antecedência, se uma criança vai precisar de frequentar atividades extracurriculares».

O período de dinamização corresponde às diferentes pausas escolares, ou seja: entre 1 de setembro até ao início do ano letivo, férias de Natal, Carnaval e Páscoa, bem como desde o final do ano letivo até 31 de julho.

As atividades terão lugar no Centro Escolar do Cadaval, Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, Piscina Municipal, Biblioteca Municipal, Museu Municipal e em diversos espaços de lazer públicos locais. Poderão ocorrer, eventualmente, visitas ou momentos de lazer fora do concelho.

A frequência de cada uma das atividades é de caráter semanal e está sujeita a inscrição e pagamento prévios, presencialmente, no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal.

Os alunos beneficiários de Ação Social Escolar terão direito a redução no preço das refeições, em função do escalão, sendo, no entanto, o almoço opcional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Textos de turmas cadavalenses em livro que ajuda famílias

A Biblioteca Municipal recebeu, no passado dia 20, o lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’22”, no âmbito do 8.º aniversário da Biblioteca Escolar (BE) do pré e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC). Esta iniciativa anual, de âmbito nacional,...

livro

Presidente da IP visita obras no IC2

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, e a vice-presidente, Maria Amália Almeida, estiveram presentes no dia 3 de fevereiro numa reunião de dirigentes e técnicos da IP, realizada no local das obras em curso em Rio Maior, integradas na...

ip

Francisco Daniel em torneio internacional júnior

O atleta do MVD, das Caldas da Rainha, foi convocado pela Federação Portuguesa de Badminton para participar no “Iberdrola Spanish Junior Open 2023”, que se realiza em Oviedo, Espanha, de 17 a 19 de março. O atleta caldense foi também convocado para a participação...

francisco