Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Parque de Energia das Ondas em Peniche com financiamento aprovado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão Europeia anunciou, no passado dia 8, que um dos projetos aprovados no âmbito do Programa NER 300, destinado a promover as energias renováveis e o combate às alterações climáticas, foi o projeto SWELL, que consiste na  construção de um parque de energia das ondas com uma capacidade de 5,6 MW, a instalar a norte do concelho de Peniche, perto da praia da Almagreira.
A tecnologia WaveRoller já foi testada em Peniche

Os equipamentos de produção de energia das ondas serão ligados em rede, no fundo do mar, e a energia produzida será injetada na rede através do cabo submarino já existente no local. O projeto SWELL, que será financiado pela Comissão Europeia em cerca de 9,1 milhões de euros, é liderado pela empresa finlandesa AW-Energy, detentora da tecnologia WaveRoller e conta com a participação do Município de Peniche como parceiro.

A tecnologia WaveRoller vem sendo parcialmente desenvolvida e testada em Peniche, desde 2007, altura em que se realizaram os primeiros contactos e nasceu a relação com a empresa.

Este projeto pode vir a constituir uma oportunidade para Peniche e para Portugal, como pioneiros na construção e exportação de equipamentos de produção de energia das ondas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta