Q

Previsão do tempo

7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
7° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Crianças do Jardim de Infância do Coto receberam aula de Yoga Kids

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como forma de assinalar o final do ano letivo, as crianças do Jardim de Infância do Coto receberam no passado dia 3 uma aula de yoga para crianças. A atividade foi dinamizada pela professora de yoga infantil, Ina Vasques, certificada pela Escola Internacional Rainbow Kids Yoga. Foi um momento diferente para os mais pequenos, visto que as crianças aderiram muito bem à atividade, realizando-a de uma forma muito espontânea e divertida. Segundo a professora de yoga, trata-se de “uma atividade bastante divertida,  em que se associa a parte lúdica,  através de jogos, histórias, dança, musica, expressão dramática e expressão plástica às posições de yoga, que trazem benefícios ao corpo e à mente”.
Aula de Yoga Kids dinamizada por Ina Vasques

A paixão de Ina Vasques pelo Yoga Kids surge através de uma preocupação de longa data para poder facultar às crianças algumas ferramentas que lhes permitam trazer mais tranquilidade ao seu dia a dia. “Na sociedade atual as crianças têm múltiplos estímulos que lhes causam desvios à sua concentração, pois o seu pensamento está constantemente acelerado, impossibilitando-as de se concentrarem e focalizarem”, salientou a professora, acrescentando que “esta situação por vezes leva a comportamentos desajustados, que interferem com os seus relacionamentos, quer no seio escolar quer familiar”.

A Yoga Kids surge precisamente numa procura que Ina Vasques tem efetuado nos últimos 13 anos, visto que foi nessa altura que começou a trabalhar com crianças. “Quando comecei a trabalhar numa instituição com crianças e verifiquei que havia algo a fazer, de modo a proporciona-lhes tranquilidade e bem estar interior, sendo extremamente importante desacelerar o seu pensamento”, explicou.

Ina Vasques tem dinamizado o Yoga Kids em diversos locais nas Caldas e já é uma atividade bastante procurada. A primeira sessão realizou-se no ano passado, no Hotel Sana Silver Coast, integrada numa atividade do Projeto Olha-Te, alusiva ao dia da criança no dia 1 de junho de 2013. Também nas atividades de verão promovidas pela autarquia no Parque D. Carlos I realizou-se no dia 25 de agosto de 2013 mais uma sessão, integrada na atividade realizada pelo Projeto Olha-Te para crianças.

Na sededo Projeto Olha-Te, a 23 de novembro de 2013, realizou-se o primeiro Workshop de YogaKids Olha-te para pais e filhos, com uma adesão muito positiva.

No Oeste Lusitano, nos dias 17 e 18 de maio, também o YogaKids Olha-Te esteve presente, com duas sessões de aulas realizadas nos dois dias, ambas bastante participadas.

Paralelamente as aulas de YogaKids Olha-Te estão a ser desenvolvidas todas as terças-feiras, das 18:30 às 19:30 na sede do Olha-Te(Rua de Camões nº 75 1º andar) em frente ao Parque D. Carlos I.

As inscrições para o YogaKids Olha-Te poderão ser efetuadas para o emailina.vasques@gmail.com.

Segundo a professora, a prática de Yoga proporciona múltiplos benefícios dos quais se destacam: desenvolvimento de um corpo forte, resistente e flexível; aumenta o equilíbrio, a consciência do corpo, a coordenação, e favorece uma postura corporal saudável; fortalece os ossos, o sistema imunitário, o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema digestivo e respiratório, os sistemas musculares e hormonais; aumenta a atenção e a concentração; exercita a memória, a criatividade e o pensamento; reduz a tensão, o stress e a ansiedade; estimula a autodisciplina, o autocontrolo e a autoconfiança; encoraja a cooperação e o trabalho em equipa; promove a melhoria do desempenho escolar e a redução dos problemas relacionados com disciplina; encoraja valores como a compaixão, o respeito, a integridade; e promove um sentimento geral de bem-estar.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit