Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
13° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Câmaras do Oeste definem medidas para reduzir emissões de carbono

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Doze municípios da região Oeste assinaram, no passado dia 10, nas Caldas da Rainha, um pacto em que se comprometem a executar medidas que, até 2020, reduzam em 20% as emissões de carbono e criaram um observatório para monitorizar o cumprimento das metas estabelecidas.

A região, que produz atualmente 1,8 milhões de toneladas de carbono por ano, comprometeu-se a eduzir as emissões em 20%, “através da execução de planos de ação para a sustentabilidade energética elaborados para cada um dos municípios”, disse à agência Lusa o presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, Humberto Marques.

O pacto “low carbon para a sustentabilidade dos municípios associados da Oeste Sustentável” foi subscrito pelos 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e por Odivelas.

O documento foi assinado no final de uma convenção de dois dias em que, segundo Humberto Marques, “autarcas e técnicos de todos os concelhos discutiram com especialistas o tipo de medidas que podem tomar para reduzir as emissões”.

As medidas, elencadas por grau de interesse e de dificuldade, fazem parte dos planos de ação que os municípios se comprometem a cumprir, abrangendo desde a otimização da sustentabilidade energética das autarquias (ao nível da iluminação pública e do incremento das energias renováveis) aos setores dos transportes, comércio e serviços e residencial.

Para avaliar o desempenho das autarquias no cumprimento das metas foi também criado um observatório que irá avaliar se as medidas propostas estão a ser cumpridas e recomendar novos procedimentos nos casos em que se justificar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit