Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
13° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
13° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

Adelino dos Burros em destaque no Museu da Cerâmica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A peça do mês no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, é da autoria de Adelino Soares de Oliveira (1866-1935). Aos vinte anos iniciou a sua aprendizagem cerâmica na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, dirigida por Rafael Bordalo Pinheiro, tendo como profissão a de oleiro de roda e onde frequentou aulas práticas dedicadas à profissão de ceramista. Teve também aulas complementares na Escola de Desenho Industrial Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha.

Permaneceu na Fábrica de Faianças até 1892, saindo para estabelecer a sua própria oficina, para trabalhar o barro, situada na Rua do Cais, nº 38, e com venda no Largo da Copa, atual Largo da Rainha Dona Leonor, junto do Hospital Termal.

Tratou-se de uma oficina caseira, com empregados familiares e poucos serventes de fora, tendo uma produção ativa até cerca de 1920.

Dedicou-se especialmente à louça produzida na roda, quase sempre em barro vermelho, tendo como principais modelos peças para líquidos, bilhas, garrafas, jarros, moringues, canecas, e outras utilitárias, em que a maioria eram peças sem vidrado.

Exportou para África peças de cerâmica de caráter artístico aliado ao utilitário, muito apreciadas pelo cunho artesanal, como paliteiros, cinzeiros, caixas e outro tipo de peças de pequenas dimensões e de formas simples.

Adelino Soares de Oliveira era conhecido como Adelino dos Burros, por ser uma figura extremamente popular que andava de terra em terra com a sua carroça, a vender os seus produtos cerâmicos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peão Cavalgante/Arneirense no Torneio de Xadrez Centenário

Realizou-se no Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, no passado dia 29, o Torneio de Xadrez Centenário, onde António Policarpo foi o único representante da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha. Participaram 80 jogadores com o ritmo de...

xadrez

Festival das Sopas

O Sport Clube Escolar Bombarralense vai organizar na sua sede a sexta edição do Festival das Sopas, nos dias 11 de fevereiro, das 18h às 23h, e 12 de fevereiro, das 12h às 16h. Haverá variadas sopas para degustar. As crianças dos 5 aos 10 anos pagam quatro euros e...

Exposição sobre José Saramago no CCC

O STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins associou-se ao centenário de nascimento do Prémio Nobel da Literatura José Saramago, através de uma exposição com a chancela da Fundação José...

saramago