Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C
12° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 10° C

Obras para transformar Paul da Tornada em elemento de atração turística

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Reserva Natural do Paul da Tornada, em Caldas da Rainha, vai beneficiar de obras, para atrair mais visitantes àquele espaço, informou, Marlene Marques, presidente do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, na comemoração do 5º aniversário da reserva, que teve lugar no dia 2 de julho, na sede do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada (CEEPT). Já estão a decorrer as obras de limpeza e controlo de vegetação, de espaços que não eram até agora visitáveis, de melhoria das acessibilidades e vão ser construídos dois observatórios em madeira, à face da água, que permitirão melhor observação de avifauna. Um investimento de 100 mil euros, cuja obra deve terminar em 2015, que foi candidatada pela Câmara das Caldas a fundos comunitários, através do programa PRODER, tendo sido comparticipada na sua totalidade. Nesta sessão foi assinado o protocolo com o empreiteiro, Henrique Querido, que vai fazer a obra de recuperação do CEEPT no valor de 54 mil euros mais IVA, também financiado a cem por cento pelo PRODER. Foi em junho de 2013 que a GEOTA apresentou à Leader Oeste esta candidatura, intitulada “Centro Ecológico Educativo – Uma porta para o Paul de Tornada” que veio a ser aprovada, em março de 2014. Vai ser feita a requalificação do edifício, instalação de estruturas de apoio para valorização ambiental, nova sinalética e criação de uma área de receção ao visitante com mesas de piquenique, escorrega e baloiços para as crianças.
A Reserva Natural do Paul da Tornada vai beneficiar de obras para atrair mais visitantes

Segundo a presidente do GEOTA, o CEEPT foi sofrendo desgaste ao longo dos anos, prejudicando as condições de realização das atividades assim como a sua imagem. “Os espaços anexos ao CEEPT, cada vez mais degradados, são um problema de segurança e projetam uma imagem negativa do espaço”, apontou, Marlene Marques, acrescentando que “o espaço envolvente não está dotado de nenhuma infraestrutura de recreio”. Com o intuito de atrair turistas e mais visitantes esta responsável considera importante dotar o CEEPT de infraestruturas e equipamentos “que lhe permitam desenvolver programas de sensibilização ambiental, para diversas faixas etárias, que rentabilizem os novos recursos físicos”.

Associada a uma maior divulgação do CEEPT e da Reserva Natural Local do Paul de Tornada serão proporcionadas melhores condições de acolhimento, receção, interpretação e informação, levando os visitantes a aprender, respeitar e compreender melhor este ecossistema.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, que esteve presente na sessão de comemoração do 5º aniversário, destacou o papel do GEOTA e da PATO-Associação de Defesa do Paul da Tornada, que gerem “de uma forma eficaz o CEEPT” que tem “sido longo dos anos um centro de atividades de educação ambiental”. Estamos a criar melhores condições de visitação e de fruição do espaço, de observação de espécies e de receção aos visitantes”, adiantou o autarca.

Elizete Jardim, Diretora Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, que também participou na iniciativa de comemoração, realçou a importância da reserva natural e destacou a melhoria da qualidade da água subterrânea entre Caldas da Rainha e Nazaré.

Com uma área de 45 hectares, 25 dos quais permanentemente alagados, a reserva assume-se como refúgio de répteis e anfíbios e importante fonte de alimento, local de reprodução, abrigo e maternidade para 134 espécies de aves.

Além das migratórias como o cartaxo-nortenho, a felosa dos juncos ou o pisco de peito-azul, o Paul conta com várias aves residentes, como o pato-real, galinha de água, galeirão ou garça-pequena, entre outras.

A lontra é, no campo dos mamíferos, uma das atrações da reserva, na qual podem ainda ser vistas espécies como o javali, o musaranho-de-dentes-vermelhos, raposas, doninhas e texugos, a que se juntam peixes, rãs, cágados e diversos exemplares de flora.

Câmara lança concurso de fotografia

Com os temas “poluição dos oceanos” – Bandeira Azul e a reserva natural local do Paul de Tornada, foi lançado nesta sessão o Concurso de Fotografia “Caldas das 1000 imagens 2014”.

O concurso destina-se à participação de todos os interessados, de todas as idades e nacionalidades, utilizando o perfil do Turismo das Caldas da Rainha no Facebook, onde se encontram todas as informações.

Um dos objetivos é sensibilizar e dar a conhecer o património natural, a natureza e elementos identitários do concelho das Caldas da Rainha, em particular as praias e a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, além de poder desafiar a criatividade dos participantes.

Neste concurso podem concorrer fotógrafos amadores e profissionais. Existirão duas categorias, sendo que cada uma delas contempla dois temas: Categoria A (Adultos) e Categoria B (jovens até aos 16 anos) – Tema 1 – “Poluição dos Oceanos” – Bandeira Azul; Tema 2 – A Reserva Natural Local do Paul de Tornada.

Os trabalhos deverão ser enviados entre 3 e 28 de julho, sendo a seleção dos melhores trabalhos realizada entre 28 de julho e 7 de agosto. Os trabalhos selecionados serão expostos entre os dias 8 e 17 de agosto na Expotur e entre os dias 19 e 25 de agosto na Foz do Arelho.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeitos de pesca ilegal fogem à GNR

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré da GNR apreendeu seis quilos de meixão naquele concelho, no passado dia 24, no âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de combater a captura ilegal de enguia europeia, vulgarmente conhecida...

meixao 1

Infantis de Óbidos em bom plano

A equipa de infantis do clube Óbidos Criativa competiu, no passado dia 21 na XXX Taça Vale do Tejo, nas piscinas municipais de Alcobaça. Mara Cotrim, Leonor Martins, Leonor Silva, Justin Borges, Tiago Correia e Pedro Capinha foram os jovens que nadaram com as cores...

infantis 2

Óbidos Cycling Team quer ser referência em sub-23

Nasceu a Óbidos Cycling Team sob a égide do Município de Óbidos, concretizando o sonho do diretor e manager da equipa, Micael Isidoro, ex-ciclista profissional licenciado em treino desportivo com especialização na área do ciclismo, pós-graduação e mestrado em alto...

cycling