Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Obras para transformar Paul da Tornada em elemento de atração turística

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Reserva Natural do Paul da Tornada, em Caldas da Rainha, vai beneficiar de obras, para atrair mais visitantes àquele espaço, informou, Marlene Marques, presidente do GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, na comemoração do 5º aniversário da reserva, que teve lugar no dia 2 de julho, na sede do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada (CEEPT). Já estão a decorrer as obras de limpeza e controlo de vegetação, de espaços que não eram até agora visitáveis, de melhoria das acessibilidades e vão ser construídos dois observatórios em madeira, à face da água, que permitirão melhor observação de avifauna. Um investimento de 100 mil euros, cuja obra deve terminar em 2015, que foi candidatada pela Câmara das Caldas a fundos comunitários, através do programa PRODER, tendo sido comparticipada na sua totalidade. Nesta sessão foi assinado o protocolo com o empreiteiro, Henrique Querido, que vai fazer a obra de recuperação do CEEPT no valor de 54 mil euros mais IVA, também financiado a cem por cento pelo PRODER. Foi em junho de 2013 que a GEOTA apresentou à Leader Oeste esta candidatura, intitulada “Centro Ecológico Educativo – Uma porta para o Paul de Tornada” que veio a ser aprovada, em março de 2014. Vai ser feita a requalificação do edifício, instalação de estruturas de apoio para valorização ambiental, nova sinalética e criação de uma área de receção ao visitante com mesas de piquenique, escorrega e baloiços para as crianças.
A Reserva Natural do Paul da Tornada vai beneficiar de obras para atrair mais visitantes

Segundo a presidente do GEOTA, o CEEPT foi sofrendo desgaste ao longo dos anos, prejudicando as condições de realização das atividades assim como a sua imagem. “Os espaços anexos ao CEEPT, cada vez mais degradados, são um problema de segurança e projetam uma imagem negativa do espaço”, apontou, Marlene Marques, acrescentando que “o espaço envolvente não está dotado de nenhuma infraestrutura de recreio”. Com o intuito de atrair turistas e mais visitantes esta responsável considera importante dotar o CEEPT de infraestruturas e equipamentos “que lhe permitam desenvolver programas de sensibilização ambiental, para diversas faixas etárias, que rentabilizem os novos recursos físicos”.

Associada a uma maior divulgação do CEEPT e da Reserva Natural Local do Paul de Tornada serão proporcionadas melhores condições de acolhimento, receção, interpretação e informação, levando os visitantes a aprender, respeitar e compreender melhor este ecossistema.

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, que esteve presente na sessão de comemoração do 5º aniversário, destacou o papel do GEOTA e da PATO-Associação de Defesa do Paul da Tornada, que gerem “de uma forma eficaz o CEEPT” que tem “sido longo dos anos um centro de atividades de educação ambiental”. Estamos a criar melhores condições de visitação e de fruição do espaço, de observação de espécies e de receção aos visitantes”, adiantou o autarca.

Elizete Jardim, Diretora Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, que também participou na iniciativa de comemoração, realçou a importância da reserva natural e destacou a melhoria da qualidade da água subterrânea entre Caldas da Rainha e Nazaré.

Com uma área de 45 hectares, 25 dos quais permanentemente alagados, a reserva assume-se como refúgio de répteis e anfíbios e importante fonte de alimento, local de reprodução, abrigo e maternidade para 134 espécies de aves.

Além das migratórias como o cartaxo-nortenho, a felosa dos juncos ou o pisco de peito-azul, o Paul conta com várias aves residentes, como o pato-real, galinha de água, galeirão ou garça-pequena, entre outras.

A lontra é, no campo dos mamíferos, uma das atrações da reserva, na qual podem ainda ser vistas espécies como o javali, o musaranho-de-dentes-vermelhos, raposas, doninhas e texugos, a que se juntam peixes, rãs, cágados e diversos exemplares de flora.

Câmara lança concurso de fotografia

Com os temas “poluição dos oceanos” – Bandeira Azul e a reserva natural local do Paul de Tornada, foi lançado nesta sessão o Concurso de Fotografia “Caldas das 1000 imagens 2014”.

O concurso destina-se à participação de todos os interessados, de todas as idades e nacionalidades, utilizando o perfil do Turismo das Caldas da Rainha no Facebook, onde se encontram todas as informações.

Um dos objetivos é sensibilizar e dar a conhecer o património natural, a natureza e elementos identitários do concelho das Caldas da Rainha, em particular as praias e a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, além de poder desafiar a criatividade dos participantes.

Neste concurso podem concorrer fotógrafos amadores e profissionais. Existirão duas categorias, sendo que cada uma delas contempla dois temas: Categoria A (Adultos) e Categoria B (jovens até aos 16 anos) – Tema 1 – “Poluição dos Oceanos” – Bandeira Azul; Tema 2 – A Reserva Natural Local do Paul de Tornada.

Os trabalhos deverão ser enviados entre 3 e 28 de julho, sendo a seleção dos melhores trabalhos realizada entre 28 de julho e 7 de agosto. Os trabalhos selecionados serão expostos entre os dias 8 e 17 de agosto na Expotur e entre os dias 19 e 25 de agosto na Foz do Arelho.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe