Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

O Hospital Termal e a Câmara

ntónio Gaspar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Caldas da Rainha vai, finalmente, apoderar-se do Hospital Termal. O plano A do sr. presidente é de uma simplicidade administrativa surpreendente. Plano A: a autarquia tudo fez e faz para se apossar do património hospitalar, algo cobiçado há centenas de anos e agora, finalmente, na única época histórica possível em 500 anos, alcançará facilmente a sua conquista e simultaneamente subjugará o poder hospitalar, “a pedra no sapato” do poder autárquico caldense, acabando com 500 anos de um ciclo de história da única cidade hospitalar portuguesa.,

Depois do município conseguir, penso que ainda neste mês de junho, a conquista burocrática do Hospital, o plano A prossegue e consiste, pura e simplesmente, apenas em ceder, ceder o Hospital Termal.

Ceder porque a Câmara não sabe, não tem apetência para tal, nem legalmente o pode gerir.

Ceder o Hospital Termal de “preferência a parceiros na área social,” e já que se cede ainda bem que a estes, embora o devesse ser com regras, de preferência consensuais das forças vivas da cidade. Mas caso tal cedência não seja possível, sê-lo-á a qualquer outro parceiro, grupo económico que apareça e o queira.

Caramba: assistimos de há alguns anos para cá a um plano otimamente elaborado, junto de todos os ministérios e governo, de conquista do património hospitalar de um engenho e arte exímio, e agora não resta um pouco mais de sapiência para, num momento crucial como este para o nosso Hospital, se ponderar um plano perspicaz para o Hospital Termal, que não este miserabilíssimo ato “administrativo” de cedência.

Conquistar pela ambição de vencer, de ter, de possuir, apoderando-se do que o governo dá e que nem ao estado pertence, por ser pertença da Instituição Hospital Termal, ficando na história como os que se conseguiram apropriar do património hospitalar, para depois o oferecer a outros, a estranhos, porque não há capacidade de orientar. Estes serão dois atos que a história avaliará.

Solicita também o sr. presidente da Câmara consenso dos partidos políticos para uma solução para o Hospital Termal. Consenso que se apreende seja o de que todos os partidos com representação nas Caldas da Rainha, consensualmente, aceitem o pensamento do Sr. Presidente e da maioria camarária, não havendo da parte do Dr. Tinta Ferreira o verdadeiro empreendimento de consenso, de compreender e debater também o pensamento dos partidos da oposição, apresentando também, para debate, o seu plano B, para conseguir, o que seria de facto, um consenso.

António Gaspar

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago