Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
17° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

A agricultura familiar e os novos desafios

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Promovida pela Fundação João XXIII-Casa do Oeste e pelos movimentos rurais da Ação Católica, integrada na Festa da Família Rural, decorreu no dia 1 de junho, na Casa do Oeste, em Ribamar, Lourinhã, uma mesa-redonda subordinada ao tema “A agricultura familiar e os novos desafios”, assinalando o Ano Internacional da Agricultura Familiar decretado pelas Nações Unidas.
niciativa na Casa do Oeste, em Ribamar, Lourinhã

Das comunicações apresentadas e do debate havido emana a seguinte reflexão: “A agricultura de base familiar para auto consumo ou para comércio de proximidade é a forma agrícola predominante no setor de produção alimentar mundial. Em Portugal e na região Oeste a agricultura familiar confunde-se com a agricultura nacional, uma vez que 96% das explorações agrícolas são familiares. Este tipo de produção tem muito mais baixos impactos ambientais, preserva os alimentos tradicionais, respeita os ciclos naturais, além de contribuir para a proteção da biodiversidade, de sementes e variedades autotones. Impulsiona as economias locais e regionais e é, ainda, uma forma de sustento económico complementar ou alternativo”

De acordo com as conclusões do evento, “a complexidade e rigor das exigências fiscais, a falta de informação e locais de atendimento e apoio aos pequenos agricultores têm levado a um clima de receio, desconfiança e descontentamento que terá como consequência o abandono da atividade agrícola. Fiscalmente existe a obrigatoriedade de abertura de atividade para toda a gente, podendo ser com contabilidade simplificada, com volume de negócios inferior a 200 000,00€. Existem obrigações que passam pelo envio de faturas, pelo IVA trimestral, pela apresentação do IRS ou IRC e a declaração anual”.

Por outro lado, “embora o novo Quadro de apoio 2014/2020 vá potenciar o financiamento à organização de produtores e aconselhamento agrícola, aguarda-se ainda a sua regulamentação para ver como na prática irá ser concretizado”.

A Fundação João XXIII e os Movimentos da Ação Católica Rural entendem que “a agricultura familiar merece o reconhecimento da sua singularidade enquanto estrutura de produção e assentam numa lógica que não se cinge à financeira”.

“O novo regime fiscal chama à participação, nas responsabilidades fiscais, de todos os portugueses, não se escusando os agricultores. Alerta-se contudo para que estas exigências respeitem esta singularidade da agricultura familiar. Face à dificuldade de informação e à importância inicial de aconselhamento, a Fundação João XXIII propõe-se criar condições para um atendimento aos pequenos agricultores”, referem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago