Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 20° C

Podengo português em exposição na Expoeste

Rui Miguel
11 de Junho, 2014
Decorreu no passado domingo, na Expoeste, nas Caldas da Rainha, a 25ª exposição canina monográfica do podengo português. A iniciativa foi organizada pelo Clube do Podengo Português, regida pelos regulamentos do Clube Português de Canicultura e aberta aos exemplares da raça, registados em livros de origens ou com registos iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Féderation Cynologique Internationale. Pela sua dedicação e robustez é muito apreciado como animal de companhia, dedicando ao dono e à família de adoção um carinho e uma dedicação sem limites.
Vários exemplares estiveram presentes

Pelas suas características próprias, é especialmente apreciado como cão de caça ao coelho, porquanto a sua resistência, busca determinada e valentia sem limites e faro apuradíssimo, concedem-lhe um estatuto que permite afirmar ser o melhor companheiro do caçador para a ajuda da prática cinegética de busca dos leporinos (coelhos lebres e afins).

Especialmente apreciado pelos caçadores portugueses que integram o podengo nas suas matilhas, este cão tem vindo a merecer atenção de especialistas do mundo inteiro a tal ponto que o júri da exposição monográfica em Caldas da Rainha integrou diversas personalidades estrangeiras.

Este evento contou com cerca de 90 cães (pequenos, médios e grandes) nas variedades de pelo curto e pelo sedoso.

Vítor Veiga, presidente do clube, referiu que a exposição já se realiza há seis anos nas Caldas da Rainha.

Na região existem diversos criadores deste animal, registando o concelho e a freguesia de Santa Catarina um dos melhores canis nacionais desta especialidade.

Rui Miguel

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Isabel Ricardo apresenta livros infanto-juvenis

A escritora Isabel Ricardo, com vários livros publicados para crianças, jovens e adultos, vai estar nas Caldas da Rainha, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a fim de apresentar os seus recentes livros: O Dragão Trapalhão, destinado a crianças entre os 6 e os 8 anos, e Os Piratas da Falésia, da coleção Os Aventureiros, dirigido a um público entre 9 e os 12 anos.

isabel

Mobiliário hospitalar renovado

Com o intuito de prestar melhores cuidados aos utentes e de proporcionar melhores condições aos profissionais, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) adquiriu 40 camas elétricas e 130 mesas de cabeceira e leito, traduzindo-se num investimento de 106.177,04 euros.

mobiliario