Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
17° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C

Alunos interpretam “A Comédia de Rubena”, de Gil Vicente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O estágio curricular dos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Interpretação do Colégio Rainha D. Leonor decorreu no Teatro da Rainha, companhia com forte componente formativa, resultando na apresentação do espetáculo “A Comédia de Rubena”, de Gil Vicente, dirigido por Fernando Mora Ramos. Quinze jovens intérpretes, em formação, num contexto profissional, a criar um exercício-espetáculo com o apoio de toda a equipa do Teatro da Rainha – desde a leitura do texto, trabalho de corpo e voz, construção de cenografia e figurinos, contrarregra, desenho de luz e música –, desdobraram-se em trinta e uma personagens que dão vida à “A Comédia de Rubena”,, escrita em 1521.

“A Comédia de Rubena” fala de uma adolescente, filha de clérigo que engravida de um cónego. A situação é insustentável, nem a criada Benita a ajuda. Uma parteira chamada em urgência aconselha que seja a feiticeira a resolver o parto, a criança está “muito alta” ainda. A feiticeira convoca o coletivo de diabretes para levar Rubena a parir fora de perigo, mas esta morre e sobrevive a filha, Cismena. Cismena nasce sem mãe, nem pai, e cresce no campo, pastorinha entre pastorinhos, depois de um primeiro momento em que a feiticeira e uma ama de leite, lhe dão vida. Duas fadas prognosticam-lhe um futuro difícil mas com fim feliz assegurado.

A interpretação é de Ana Loureiro, Beatriz Figueiredo, Carina Sousa, Cibele Maçãs, Daniela Marques, Daniela Pais, David Sousa, Davide Rebelo, Eduarda Figueiredo, Marta Taveira, Mihaiela Manole, Mónica Antunes, Neuza Monteiro, Ricardo Pereira e Rita Coito.

O exercício-espetáculo está em cena na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, de 23 a 25 de junho (sessões reservadas para familiares e escola) e de 26 a 28 de junho para o público em geral, sempre às 21h30. A entrada tem um preço simbólico de dois euros e as reservas podem ser feitas através do tel. 262823302.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas