Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

SEP reafirma que há carência de enfermeiros no CHO

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Apesar dos vários problemas e indicadores que demonstram que um dos problemas do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) é a carência de enfermeiros, o Conselho de Administração (CA) entende que tem o Mapa de Pessoal adequado, 530 enfermeiros, ao qual acrescem mais 4, que segundo o Dr. Carlos Sá, permanecem como “benesse” para permitir o pagamento dos dias em dívida aos enfermeiros e para reforçar a equipa de enfermeiros do Serviço de Medicina do Hospital de Peniche, quando forem abertas as 10 camas”, diz o comunicado enviado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), após uma reunião o presidente do CA do CHO.

Segundo o SEP, neste quadro que é assumido como mínimo, “estão a ser contabilizados 27 enfermeiros com ausências prolongadas (ausentes nesta data)”. “Para além deste indicador que demonstra a carência de enfermeiros, o sistema de classificação de doentes aponta para uma carência de 75 enfermeiros, apenas em 6 serviços, no Hospital Torres Vedras e de pelo menos 40 nos Hospitais de Caldas da Rainha e Peniche”, adianta o documento.

Neste contexto, o SEP reafirma que “o número de enfermeiros existentes no CHO não é suficiente para garantir dotações seguras e qualidade que se impõe, na prestação de cuidados de enfermagem”.

“À custa da imposição das 40 horas semanais aos enfermeiros, foi possível ao presidente do CA pagar perto de 3 mil dias aos enfermeiros, ainda assim, estão por pagar cerca de 1.640 dias, valor com tendência a aumentar”, aponta o comunicado.

Das medidas apresentadas pelo CA ao Ministério da Saúde, para resolver a situação caótica do Serviço de Urgência (SU) do Hospital das Caldas, o SEP consta que “nenhuma está efetivamente implementada”.

O comunicado diz ainda que ao contrário do que tinha sido publicitado, a abertura de 10 camas em Peniche, para finais de maio, só será possível em agosto/setembro, segundo o CA. Considera o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que “mantém-se a demora média de internamento no SU em 4,6 dias. Continua a saga do internamento de doentes em macas nos serviços, sem reforços das equipas de enfermagem porque o Presidente do CA entende não ser necessário, numa clara exploração dos enfermeiros”.

“É inadmissível, que com os instrumentos que hoje existem para calcular as necessidades de enfermeiros em função das necessidades dos doentes em cuidados de saúde, o Presidente do CA continue a falar simplesmente em rácio de enfermeiro/número de camas”, conclui o documento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.