Nos dias de verão que se aproximam, estas condições de exposição às radiações UV aumentam exponencialmente, sendo as crianças um dos grupos mais suscetíveis aos efeitos nocivos destas radiações uma vez que a espessura da pele é menor e o seu sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo, ainda não está completamente funcional. Estudos têm comprovado que uma maior exposição solar na infância corresponde um maior risco de cancro de pele na idade adulta. Daí a importância de prevenir a exposição solar excessiva nas crianças. Mas os adultos também devem estar atentos e não “abusar” da exposição solar.
O cancro de pele pode ser fatal e tem aumentado muito a sua incidência em Portugal, contudo tem elevadas taxas de cura quando diagnosticado e tratado nas fases iniciais. É uma doença praticamente evitável se existirem os cuidados adequados de proteção da pele. Nesse sentido, devemos ter em conta: evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas, nas horas de maior calor, procurar as sombras e os locais frescos, usar um protetor solar adequado ao seu tipo de pele e vestir roupas claras e chapéu. Depois de um dia de praia, não esquecer de hidratar bem a pele com um creme hidratante e muito importante, beber bastante água, para manter todo o corpo hidratado, pois com o calor, perdemos maior quantidade de água!
Para além dos cuidados de proteção à pele, não esquecer que proteger os olhos também é importante. Podem ocorrer sintomas, como as cataratas, como resultado de danos gradualmente acumulados nas proteínas do olho e desenvolvimento de degeneração macular relacionada com a idade – quando a região macular do olho (o centro da retina) se deteriora. Os óculos de sol, por si só, não bloqueiam todos os raios UV, porque a luz solar continua a poder atingir os seus olhos pelos lados dos óculos, contudo se estes possuírem um filtro UV, este impedirá que a maioria dos raios prejudiciais entre nos seus olhos e provoque lesões.
De salientar que não só quem se expõe ao sol na praia tem o risco aumentado de desenvolver cancro de pele! Também quem desenvolve a sua atividade profissional exposto ao sol, deve proteger-se. Agora vem uma altura do ano em que o sol vai brindar-nos com a sua companhia por isso convém não descurar todas as formas de proteção e lembre-se que apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!
Enf. Miguel Miguel
Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt
0 Comentários