Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
16° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
Final dos menus especiais temáticos da EHTO

Sabores da culinária Árabe

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma ementa típica inspirada na culinária Árabe esperava os comensais que participaram no jantar temático no passado dia 16 de maio na Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste (EHTO) nas Caldas da Rainha. Os alunos dos cursos de Cozinha e Pastelaria e Restauração e Bebidas esmeraram-se na última ementa temática do ano letivo 2013/2014. Na cultura árabe, a comida representa uma importante base para a comunicação, e as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais. Foi assim que decorreu este almoço que encheu o restaurante de aplicação da EHTO e que contou com uma mostra das famosas especiarias do Oriente. Da ementa constaram húmus e um rolo de couve vegetariano. Nos pratos principais a escolha recaiu sobre kafta com arroz de lentilhas e borrego estufado com legumes. No final foi servido Ataif, uma sobremesa tradicional da culinária árabe que leva nozes.
Final dos menus temáticos que foram desenvolvidos na Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste no ano letivo de 2013/2014

Para o chef Luís Tarenta, que idealizou os pratos, as escolhas foram simples. “A culinária árabe é rica e tem uma variedade de ingredientes. Grãos como lentilha, ervilha, arroz e grão-de-bico formam a base desta gastronomia que tem a carne de carneiro, como uma das mais famosas iguarias”, explicou, satisfeito com o resultado dos pratos.

O ano letivo está a terminar e muitos dos alunos vão agora para os estágios, portanto este almoço foi último dos menus especiais temáticos (gastronomia internacional, gastronomia portuguesa, gastronomia temática, queijos, cogumelos, entre outros) que tem decorrido às sextas-feiras.

Luís Tarenta fez um balanço positivo da iniciativa referindo que a “o objetivo está cumprido que foi aperfeiçoar os ensinamentos proporcionando uma volta ao mundo na gastronomia”. Para este formador foi um ano “trabalhoso em termos de pesquisa para algumas ementas”, revelando que para alguns países foi difícil a escolha dos pratos. Espera “repetir a experiência e trabalhá-la mais no próximo ano”.

Destacou ainda a criatividade dos alunos revelando que “a maioria sai da escola sendo bons profissionais de cozinha”.

O formador do curso de Restauração e Bebidas, Jorge Guilherme, também destacou a iniciativa referindo que ao longo dos vátios almoços sentiu que “a turma evolui”, finando muito mais “autónomos na decoração e escolha dos cocktails e vinhos em ligação com a temática e pratos”.

À semelhança do livro “Cozinha de Autor 2013”, vai ser lançado em setembro a obra “Sabores do Mundo 2014” que vai retratar a cultura de um país através dos elementos mais marcantes dos menus especiais temáticos que foram desenvolvidos durante este ano letivo na EHTO. “É uma edição conjunta da Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) e a Escola de Turismo e Hotelaria do Oeste com as imagens e receitas dos pratos mais marcantes associado à cultura do país retratado”, explicou, o diretor da EHTO. O professor de fotografia, Miguel Costa e os seus alunos colaboraram neste livro. “Em termos de fotografia, os alunos tiveram que representar a cultura dos 14 países através de uma imagem etnográfica concretizada em estúdio onde eles tiveram que idealizar todo o conceito, atos e iluminação”, explicou, o docente.

Daniel Pinto também fez um balanço positivo dos menus temáticos referindo que houve um diferença do projeto “Cozinha de Autor” que foi desenvolvido nos últimos dois anos. No fundo o que fizemos foi abordar os conceitos que estão identificados nos programas curriculares das disciplinas e apesar de serem os formadores a idealizarem as ementas os alunos é que coordenaram a cozinha, bar e serviço de mesa”, explicou, o responsável, acrescentando “que houve uma maior abrangência dos conceitos da gastronomia do mundo”.

Aluna da EHTO vai estagiar no “The Fat Duck”

A aluna, Ana Gabriel vai iniciar no dia 16 de junho o seu estágio no restaurante “The Fat Duck”, conduzido pelo chef Heston Blumenthal em Bray, Berkshire, Inglaterra. É considerado o 3º melhor restaurante do mundo.

Além de ser finalista no concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2014, Luís Tarenta vai representar a gastronomia de Portugal na Líbia durante dez dias numa iniciativa da embaixada portuguesa daquele país.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas com duplo título de campeão nacional de veteranos

José Viegas, que reside nas Caldas da Rainha e foi um dos melhores praticantes nacionais de ténis de mesa, tendo representado o Sporting das Caldas para além de FC Porto, Benfica, Sporting e Clube 81 Huelva de Espanha, entre outros, e foi internacional por Portugal e com inúmeros títulos nacionais, conquistou nos dias 18 e 19 de maio, na Figueira da Foz, na categoria de veteranos, o Campeonato Nacional Individual e de Pares.

viegas