Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 13° C
11° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 13° C
11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 13° C

Padre e escultor das Caldas oferecem cruz ao Papa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Padre e escultor das Caldas oferecem cruz ao Papa O padre Miguel Pereira e o escultor Carlos Oliveira das Caldas da Rainha vão ser recebidos pelo Papa Francisco, na audiência geral da quarta-feira, 18 de junho, no Vaticano para a entrega da cruz que criaram. Com eles levarão uma compilação das mensagens ao Papa dos portugueses que o pretendam fazer através do site da Associação Cultural Amor e Responsabilidade (A.C.A.R.): (A Teologia do Corpo) - (http://teologiadocorpo.org/index.php/teologia-do-corpo).
O “envio da cruz” foi assinalado no dia 23 de maio no CCC nas Caldas

“Um grupo de 30 pessoas, em principio o presidente da Câmara das Caldas que foi convidado, vai ao Vaticano entregar a cruz. Como não podemos levar mais pessoas, vamos reunir todas as mensagens escritas no site e oferecer ao Santo Padre”, disse, o padre Miguel Pereira, que vai pedir ao Papa Francisco que guie “as nossas famílias na busca da verdade e do amor de deus”. “A cruz é a possibilidade de mostrarmos ao Santo Padre o quanto o amamos, e quanto pensamos na familia”, adiantou, o sacedote das Caldas.

A cruz, com as figuras de Cristo e Maria, vai ser transportada em camião para o Vaticano onde chegará a 18 de junho.

O “envio da cruz” foi assinalado no dia 23 de maio no Centro de Congressos das Caldas da Rainha, numa cerimónia que esgotou por completo o pequeno auditório e que contou com a presença de Dom Nuno Brás Martins, bispo auxiliar de Lisboa.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, entre outros autarcas das Caldas, marcaram presença nesta iniciativa que marcou a última exibição pública da cruz.

Além de alguns testemunhos sobre o tema, esta sessão contou com vários momentos musicais com a atuação de Rão Kyao, e do Trio Vocalise, Luília Jesus (soprano), Salomé Pais Matos (harpa) e César Gonçalves (violoncelo). Ana Sofia Miradouro, Francisca Bonacho e Jorge Rodrigues também levaram uma composição musical ao evento.

O escultor contou que a história da cruz começou verdadeiramente no dia 1 de maio de 2012, com um pedido do padre Miguel Pereira “feito, de cruz na mão, para que a partir da pequena cruz da unidade, idealizasse uma cruz maior reveladora da Teologia do Corpo”. Carlos Oliveira quer que esta escultura que vai para o Vaticano seja “uma obra dos caldenses em representação deste Concelho”.

A Cruz – Ut Christus Ecclesiam Amavit (Como Cristo Amou a Igreja), foi originalmente concebida para o IV Simpósio Internacional que se realizou em Fátima em junho de 2013.

Para realizar a escultura de 2.70 por 1.80m, os seus autores inspiraram-se nas catequeses de S. João Paulo II sobre a Teologia do Corpo e na cruz da Unidade que foi adotada por Schoenstatt. Tem como objetivo através da imagem, falar da família.

A obra de arte sacra percorreu várias paróquias das dioceses de Lisboa, Setúbal, Leiria-Fátima e Coimbra.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Idoso assassinado em casa por estrangeiro com quem se desentendeu

Agostinho Almeida, um idoso de 71 anos, foi morto à facada na madrugada de sexta-feira na sua casa, na aldeia de Amoreira, no concelho de Óbidos, na sequência de divergências com um homem de 31 anos. A esposa e o filho da vítima mortal também foram atacados e sofreram ferimentos graves. O autor confesso destes crimes foi detido.

homicidio2

Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.

vidais

53 ocorrências comunicadas nas Caldas em quatro horas

No dia 20 de março, desde as 12h00, hora que marcou o início do Estado de Alerta Especial (EAE) de nível Laranja (grau de risco elevado), até às 16h00, o Serviço Municipal da Proteção Civil das Caldas da Rainha recebeu alertas de 53 ocorrências: Vinte e cinco quedas de árvores, sete quedas de elementos das estruturas edificadas, quinze danos em infraestruturas de telecomunicações ou energia (postes), cinco danos em estruturas temporárias e uma sinalização de perigo.

numeros