Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Proposta de reformulação do Largo Termal criticada pelos vereadores do PS

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A proposta de reformulação do conceito de utilização do Largo Rainha D. Leonor (largo do hospital termal) é criticada pelos vereadores do Partido Socialista na Câmara das Caldas, que consideram que “toda a intervenção que impeça uma utilização totalmente liberta de obstáculos não cumpre com a vocação que aquele espaço representa para todos os caldenses”.
Os autarcas defendem “um Largo pedonal com possibilidades de acesso restringido a veículos prioritários”.

“Defendemos que a dignidade e a memória daquele lugar impõem um cuidado e uma utilização de superior delicadeza que é incompatível com a coexistência de níveis de trânsito e de estacionamento como aqueles que hoje caracterizam este largo”, manifestam, ressalvando, contudo, que “a dispendiosa aquisição e colocação de 42 floreiras, cercando o largo, para impedir de estacionamento naquele local representaria admitir, sem mais conversas, a incapacidade das autoridades civis e policiais em aplicar a lei”.

“Esta solução das floreiras parece representar a única receita que o executivo PSD conhece para dissuadir o estacionamento ilegal. Já na Rua Heróis da Grande Guerra optou pela colocação dispendiosa de dezenas de floreiras, de muito duvidoso gosto, aliás, para, também ali, impedir o estacionamento. A colocação de pilaretes, um elemento que esta solução volta a incluir, revelou-se já incapaz, dela resultando a destruição gradual de todos eles”, sustentam os socialistas.

“São demasiados os erros que a presente solução repete e que objetivamente contrariam os projetos que para este local foram financiados pelos fundos europeus, facto cuja legalidade se exige seja devidamente investigada.Com esta solução, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha revela a sua incapacidade em pôr em prática as suas soluções iniciais para aquele largo, escolhendo materiais e opções estéticas de reduzida qualidade”, sublinham.

Os autarcas do PS defendem “um Largo da Rainha totalmente pedonal com possibilidades de acesso restringido a veículos prioritários”. “Todo o quarteirão exige um pensamento congruente que envolva as normais necessidades de fluxo pedonal e rodoviário, prioritário, estacionamento de qualidade e de proximidade e os interesses de promoção cultural e turística deste lugar único. Existe já muito pensamento produzido sobre este Largo. Dezenas de soluções concretas foram já apresentadas, nomeadamente em trabalhos de alunos da ESAD.CR, sempre desaproveitadas”, apontam.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências

A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.

vidais2novo

Encerramento de espaços na Serra de Montejunto

Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.

montejunto