Q

Previsão do tempo

29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 22° C
35° C
  • Tuesday 35° C
  • Wednesday 33° C
  • Thursday 24° C

CCC acolheu a fase distrital de Leiria da 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura

Inês Lopes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 29 de abril decorreu no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha a fase distrital de Leiria da 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura, cuja organização do evento este ano coube à Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha e à Câmara das Caldas.
Fase distrital de Leiria do Concurso Nacional de Leitura

A iniciativa é coordenada pelo Plano Nacional de Leitura em estreita articulação com a Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a Rede de Bibliotecas Escolares e tem como principal objetivo estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Os 162 alunos, de 44 escolas do distrito de Leiria, que participaram no concurso tiveram no dia 29 uma prova escrita, sendo que os cinco alunos do 3º ciclo e do ensino secundário com melhores resultados nas provas escritas passaram à prova oral. O júri da prova escrita da fase eliminatória foi composto por bibliotecários das Bibliotecas Municipais de Peniche, Alcobaça, Pombal e Óbidos e pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

As provas orais foram divididas em duas etapas. A primeira fase consistia num concurso com 10 perguntas para cada categoria, sobre a biografia dos escritores e dos livros que faziam parte do Plano Nacional de Leitura. A última fase do concurso destinou-se à leitura expressiva de textos dos autores, entre eles Alice Vieira e João Tordo.

O júri das provas orais foi composto pelo ator José Carlos Faria, pela livreira Isabel Castanheira e pelo escritor João Tordo.

Samuel Costa Oliveira, da Escola Básica José Saraiva de Leiria, do 3º ciclo, e Diana Venda, da Escola Secundária de Porto Mós, do ensino secundário, foram os grandes vencedores da fase distrital de Leiria. Destacaram-se em 2º lugar Ana Raquel Pereira, da Escola Básica Professor Alberto Nery Capunho, da Marinha Grande, e em 3º lugar, David Corfeiro, ambos do 3º ciclo, e Maria Madalena Faustino, da Escola secundária Domingos Sequeira, em 2º lugar, e em 3º lugar, Mariana Santulhão, da Escola Secundária de Peniche, do ensino secundário. Todos os participantes receberam um diploma de participação e os que se destacaram receberam livros.

João Tordo, jurado pela segunda vez do concurso nacional de leitura, foi muito bem recebido pelos alunos, que o abordaram para pedir autógrafos e tirar fotografias. O escritor destacou a importância deste tipo de concursos, pois incentiva a leitura dos mais novos. “Com tantas ferramentas que existem hoje em dia, ler não está na lista de prioridades, e este concurso é uma maneira de fazer com que os mais novos ganhem hábitos de leitura e o bichinho dos livros”, disse o escritor, acrescentando que “os concorrentes têm muita coragem para subir ao palco, responder a perguntas e ler textos em voz alta. Eu, na idade deles, não conseguiria fazê-lo”.

Durante os dois intervalos para que o júri escolhesse os vencedores das duas categorias, os cerca de 170 alunos e professores que assistiam ao evento puderam ouvir a atuação musical dos alunos do Conservatório das Caldas da Rainha, “Coro de Jazz do Conservatório”, que interpretaram duas peças: “Sing, sing, sing” e “Blues franca”, e “Ensemble Secundário”, que interpretaram as obras “Prelúdio” de Armando José Fernandes, por Madalena Lopes (piano solo), e “Tango” de Daniel Schvetz.

Inês Lopes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro