Quando Yi Huan examinou o doente, entre outras coisas, palpou-lhe as costas e examinou atentamente as omoplatas. No final do exame comunicou o seguinte: a doença estava localizada no ponto 43 do meridiano da Bexiga ou Gao Huang (Gao Huang é o nome do ponto de acupuntura em mandarim), e, que por isso nada havia a fazer. Conta-se ainda que o médico desapareceu misteriosamente e que o príncipe pouco tempo depois morreu.
Naqueles tempos antigos, os médicos eram remunerados quando os doentes recuperavam a saúde senão poderiam ser castigados ou mesmo condenados à morte em caso de falecimento do Imperador ou de um nobre. Daí o desaparecimento misterioso de Yi Huan, médico da corte imperial na China.
Ficou para a História da Medicina chinesa que este ponto, 43 Bexiga ou Gao Huang, é um ponto a utilizar sempre que existe uma doença crónica de difícil recuperação, puntura-se para reforçar a energia dos órgãos baço, fígado e pulmões. Além disso, aumenta a força ou a capacidade de assimilação do corpo, e, por isso, é um ponto utilizado com frequência em hospitais e clinicas de Medicina Chinesa em casos de esgotamento, debilidade extrema, tosse crónica com escarros de sangue, bronquite e asma, perda de memória, descoordenação motora e dor crónica na zona da omoplata.
Ana Marques – acupuntora
ana.marques.4466@gmail.com
0 Comentários